domingo, setembro 22, 2013

O DRAMA DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS

A Agência Brasileira de Notícias(ABN) informou da grave carência de bibliotecas públicas escolares no Brasil . Há necessidade de serem construídas 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir uma lei que obriga a existência de ao menos um livro por aluno em cada escola da rede pública do País. É um drama do conhecimento daqueles que tem ao menos um pouco de interesse pela leitura escolar tanto quanto à de ficção e entretenimento.

Atualmente na rede pública escolar apenas 27, 5 % das escolas possuem bibliotecas. Em nossa região ao menos são vários os pequenos municípios que possuem as mais significativas formas de incentivos à leitura: Em Morro Reuter um monumento ao livro está numa praça central da cidade, atestando o carinho da municipalidade. Picada Café promove leituras e entrevistas de estudantes além das feiras de livros com distribuição de mesada para que cada aluno possa ao menos comprar um livro. O mesmo ocorre com Dois Irmãos, com incentivos à leitura patrocinados pela municipalidade.

A Biblioteca Pública Estadual, em Porto Alegre, agora denominada Moacir Scliar, funciona parcialmente. Alvo de uma reforma, estará à disposição total do público no início do próximo ano. Ela foi vítima de um lamentável equívoco de ex-diretor de cultura que mandou cobrir as belas pinturas das paredes internas alegando que distraiam os leitores.



O descaso de governos da república velha fez com que 40.000 títulos e um sem número de obras de arte do período Brasil Colonial  e Portugal fossem parar na Universidade Católica da América, em Washington. O diplomata e historiador Manoel de Oliveira Lima, detentor daquele acervo entregou-o àquela Universidade em virtude do desrespeito que fora tratado pelo governo brasileiro.  No momento 60.000 títulos, estão no sub-solo daquela universidade que vem arrecadando fundos para dar um local mais adequado ao acervo.

Enquanto isso no Brasil autoridade alguma, através do tempo, demonstrou algum interesse a respeito desse acervo bibliográfico e artístico que poderiam enriquecer uma ou até mais bibliotecas públicas.

Fotos: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/

Nenhum comentário: