sábado, setembro 07, 2013

O ATELIER DE DONA CRISTINA

Nesse inverno, além do frio intenso, recebemos a má notícia do falecimento da artista plástica e professora Cristina Emma Klein Marquardt, aos  89 anos de idade. Era natural de Getulio Vargas, residindo há 37 anos em NH. Desde  garota dedicou-se ao desenho e à pintura com indomável espírito, moderna e irrequieta, construiu espaço invejável na educação e nas artes.

Em sua confortável residência, organizou um amplo atelier, com todas as condições de uma verdadeira escola de artes. Uma biblioteca especializada em artes e cultura geral servia de consulta permanente para Dona Cristina e seus alunos de todas as idades: jovens, adultos e veteranos, recebiam a atenção e o carinho da professora, a qual, com exemplo de força e tenacidade compartilhavam seus conhecimentos e sensibilidade artística.

Em 2012 realizou a exposição “Personalidades” no Espaço Cultural Albano Hartz com uma série de retratos a óleo de personalidades de destaque nas artes, na tradição e folclore, na política e no serviço público em geral. Destacamos os nomes de João Carlos Paixão Côrtes, Ariadne Becker, Ana Amélia Lemos, Tarcísio Zimmermann e sua esposa Sílvia Zimmermann.
Como amigos e vizinhos estávamos sempre em contato com Dona Cristina, que fazia questão de mostrar seus desenhos e quadros. Em seu estúdio particular e no atelier apreciamos retratos a óleo da Presidenta da República Dilma Roussef e da artista plástica e marchand Aninha Hauschild, dentre outros.

A professora e artista plástica Cristina Marquardt participou da fundação de várias entidades dedicadas às artes e à cultura em geral, doando-se para o bem da comunidade era uma resistente defendendo o patrimônio cultural.
Em diálogo com a artista plástica Ana Aline Bender Becker, Presidente da Associação de Artistas Plásticos de NH, essa registrou o quanto dona Cristina era querida e extraordinária colaboradora da Associação, exibindo sempre uma invejável energia, vitalidade e obstinação admiráveis.


Nenhum comentário: