quarta-feira, novembro 20, 2013

A SERVIÇO DA SAÚDE

Em minhas andanças de administrador hospitalar tomei conhecimento, no início dos anos 2000, da existência de um Centro altamente especializado no tratamento do câncer. É o Serviço de Oncologia Centenário, dirigido pelo Dr.Adalberto Broecker Neto. Localiza-se próximo ao Hospital Centenário, em São Leopoldo. 

Possui uma infraestrutura equipada com a mais moderna tecnologia de combate ao câncer numa área de 2.500 m², setores especializados e medicamentos desenvolvidos na atualidade para o combate ao câncer. Tem consultórios, salas de exames clínicos, raios X, planejamento, sala do acelerador linear Clinac 600 CD, com Multileaf de 120 lâminas, permitindo aplicar Radioterapia de Intensidade Modulada ( IMRT).

O Serviço de Oncologia atende em torno de 42 municípios da Encosta da Serra, Vales do Caí, Sinos e Paranhana. A média diária de mais de 100 atendimentos, será duplicada até o início do próximo ano quando um novo equipamento importado ocupará uma  área em concreto especial para evitar vazamentos de radiação.

Encaminhado pelo Dr. André Kruse passei, nos últimos três meses, a ser paciente do Serviço sob orientação da Dra. Márcia Medaglia, e apoio da enfermeira Fernanda.O atendimento radioterápico é feito pelos técnicos Josiane, Fábio e Peti com extrema dedicação, carinho e respeito ao paciente. As secretárias Renata, Karina, Andréia e Luiza são afáveis e mui atenciosas aos pacientes e seus familiares, oferecendo todas as informações e encaminhamentos adequados, muitas vezes em momentos de angústia e dúvida.

Existe uma harmonia no funcionamento do Serviço de Oncologia Centenário demonstrando que um serviço médico organizado e com gerenciamento eficiente pode oferecer conforto e segurança aos seus pacientes e familiares. O atendimento de todos os convênios de saúde e o Sistema Único de Saúde caracterizam-no como um autêntico serviço de utilidade pública.

Nenhum comentário: