domingo, setembro 22, 2013

O CRONISTA DAS MISSÕES

Quando garoto em Porto Alegre acompanhava meu pai nas visitas aos amigos no centro da cidade. Um dos encontros mais agradáveis era com nosso primo o Professor Antonio Valentin Grando, inspetor do ensino técnico. Seu escritório na Secretaria de Educação era um local movimentado. O professor Grando era comunicador nato, amigo dos diretores, colegas e demais funcionários.

Sua liderança permitiu-lhe a eleição à presidência da Frente Agrária Gaúcha, entidade em defesa dos agricultores. Católico fervoroso mantinha as melhores relações de apoio e amizade com padres e bispos identificados com a causa. Durante a ditadura civil-militar sofreu a vigilância dos agentes dos governos. Seus passos, viagens, participação em seminários, cursos e congressos eram acompanhados de perto e gravados pelos arapongas da ditadura. Durante mais de dez anos foi convocado para esclarecimentos junto à policia politica( famigerada DOPS). Nada foi provado em desabono de sua conduta, pois ele educador, sabia de seus  direitos e deveres cívicos.

Onde o professor Grando destacou-se de modo especial foi no jornalismo. Dotado de ampla cultura geral e poliglota, além do português, dominava o italiano, francês e o espanhol. Foi publicado em periódicos do interior e dos países vizinhos próximos. Suas crônicas, contos e novelas descreviam as venturas e desventuras de brancos, negros, caboclos, índios, castelhanos e imigrantes que povoaram o interior do Estado, de modo particular a região missioneira onde residia. Alguns títulos: El Cerro Del Monje, “Eu vi matar Saldanha da Gama”, Tesouros Jesuíticos dos Sete Povos, Índios Remanescentes, Episódio da Revolução de L.C. Prestes, 1ºCaudilho Gaúcho Sepé Tiarajú Herói Missioneiro, e muitos outros.


O professor Antonio Valetin Grando, o Cronista das Missões, marcou de forma indelével sua passagem pela Cultura do Mercosul. Tinha paixão pela arqueologia.Foi ele quem no início dos anos 70 localizou a Redução de Candelária (em S.Luiz Gonzaga, hoje Rolador).


Nenhum comentário: