quinta-feira, agosto 11, 2016

O PREFEITO QUE ERA POETA


O Prefeito de Novo Hamburgo Eugênio Nelson Ritzel foi eleito pela oposição à época MDB, contra os candidatos da ARENA (pró-governo militar), com expressiva margem de votos. Era pessoa bem conhecida na comunidade,  formação militar, dispensou o carro oficial e caminhava desde sua casa próxima à Sociedade Ginástica no Bairro Rio Branco até a Prefeitura na Praça da Bandeira na divisa de Centro com Hamburgo Velho.

 Professor conhecido como disciplinador, organizado e culto dedicou boa parte de seu mandato em favor da cultura. Tinha sido patrão de CTG e criou em sua gestão o Grupo Folclórico NH que apresentou-se na maioria das capitais brasileiras, viajou pela América Latina e participou do Folkmoot/USA, festival internacional  na Carolina do Norte.

Discordei dele por não ter desapropriado o antigo Cine Theatro Lumière que virou uma igreja, em compensação ele teve  coragem  ao declarar de utilidade pública e adquiriu o prédio  onde hoje se encontra a Biblioteca Pública Municipal que vivia peregrinando de um lado para outro sem uma sede própria. Também construiu o Centro de Cultura onde estão instalados a Secretaria de Cultura, o Teatro Paschoal Carlos Magno e a Escola Municipal de Artes . Foi membro co-fundador da Seccional do Movimento de Defesa do Patrimônio Cultural Gaúcho.

Fiquei vivamente impressionado quando tomei conhecimento de sua inusitada obra poética: IMIGRÍADES  o Poema Épico das Gerações de Origem Alemã no Rio Grande do Sul. Publicado num encarte do Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, dentro das comemorações do Sesquicentenário  da Imigração Alemã.

É uma composição em 173 versos relatando dentre outros:   A invasão da Europa por Napoleão, Pródromos da Imigração, João Daniel Hillebrand, a aparição de Jorge Antonio Schaeffer, A partida do lar e o início da Imigração, Chegada ao Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Leopoldo, A Feitoria do Linho Cânhamo, breve alusão aos Muckers, Os Brummers, lanceiros imperiais, O Musterreiter (Caixeiro Viajante), Vultos em Destaque na Colonização, O índios, os bugres e as Missões Jesuíticas e finalmente uma homenagem  merecida à mulher do colono.

Ao final de seu mandato Eugênio Nelson Ritzel resumiu: - “Com quase insignificante ajuda Estadual e Federal, foi demonstrado o quanto pode ser feito em educação, cultura, infraestrutura, transporte,  asfaltamento, saúde e lazer, sem mordomias e sem parentes na área da Prefeitura. Média municipal de arrecadação de 92% e média de aprovação de 82%  nos exames finais da Rede Municipal de Ensino. De mãos dadas tudo é mais fácil.”




Nenhum comentário: