quinta-feira, agosto 11, 2016

ALCEU FEIJÓ: A IMAGEM ALÉM DO TEMPO

Desde garoto tenho acompanhado as notícias e as imagens dos nossos jornais e revistas. Meu s pais sempre incentivaram a leitura em nossa casa. Textos de Vinícius Bossle e fotografias instigantes de Alceu Feijó sempre foram e ainda são minhas preferidas.

A coluna Sala de Leitura da Jane Regina Mathias no Jornal ABC define com extrema propriedade o longevo e profícuo trabalho fotográfico de Alceu Feijó, o nosso  amigo de tanto tempo: “...lugares comuns e incomuns. Imagens que revelam o olhar sensível e mágico de quem dedicou a existência ao fotojornalismo.
..
Fui convidado pela professora Tuti, filha do Feijó, para o lançamento bem em tempo do livro de fotografias que foram magistralmente produzidas  e publicadas nos veículos de comunicação do Grupo Editorial Sinos e outros meios de comunicação.

Dispensável justificar, porém é interessante especificar as inúmeras e diversificadas abordagens de instantes fotográficos que podemos contemplar:  a história do futebol( Pelé e a Copa do Mundo), administradores públicos e políticos bem como cidadãos comuns, a escola e o sindicato. São tantos que somente vendo para apreciar o encantamento em nós produzido.

A história do fotojornalismo e da fotografia em geral em nossa comunidade e no Brasil, não estariam completos se não houvesse a presença de Alceu Feijó, um verdadeiro mago da comunicação.

 Esse livro de fotografias é uma enciclopédia que não deve faltar em casa, na escola, na universidade e principalmente na Biblioteca Pública, tão carente de grandes novidades pela carência de recursos destinados à cultura pelo poder público.

Nenhum comentário: