quinta-feira, agosto 11, 2016

0 HOMEM DA LINGUAGEM LOGO



No início dos anos 80 o jornalista Paulo Sérgio Gusmão, diretor do Grupo Editorial Sinos com seu irmão Mário Alberto, incentivaram a comunidade regional e em especial as Escolas a utilizarem a informática para o ensino e para o trabalho. Daí surgiu o Projeto Agora, com a participação decisiva do professor Ernest Sarlet, Secretário Municipal da Educação, grande líder educacional.

Com o apoio material e institucional da FEEVALE foi criado o Congresso Nacional de Informática Educacional e o Congresso Internacional de Linguagem Logo. Com a participação de profissionais locais, do país e do exterior. Especialistas de vários países estiveram presentes.

O principal convidado foi o professor e matemático Dr. Seymour Papert, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT. A razão era muito simples: tratava-se do criador da linguagem Logo, processo de formação educacional de crianças para o uso do computador.


Até hoje tenho em minha biblioteca o livro “LOGO: Computadores e Educação” editado pela Brasiliense em 1986, com uma dedicatória a mim endereçada quando de sua estada conosco.

A contracapa do livro resume: Você já pensou na possibilidade de o computador servia para o desenvolvimento intelectual da criança¿ Pois esse livro não só demonstra que isso é possível, como também apresenta um revolucionário sistema que viabiliza uma nova concepção de ensino. Seymour Papert revela aqui a facilidade com que a criança pode dominar a tecnologia dos computadores.

No último dia 31 Seymour Papert, nascido na África do Sul, faleceu em sua residência nos Estados Unidos, deixando-nos um legado de grande amizade e uma obra prima da educação para as crianças, também sob inspiração do grande educador suíço Jean Piaget. O Núcleo de Educação Informática e os computadores nas Escolas municipais criados pelo Professor Sarlet, tiveram o impulso decisivo do Projeto Agora e da passagem inspiradora de Seymour Papert aqui entre nós em 1986.





































Nenhum comentário: