sábado, abril 21, 2018

UM DIA DE ÍNDIO


Todos os anos, no mês de abril destinamos uma semana para comemorar homenagens aos nossos índios. Tanto que o dia 19 é  “o dia do índio”.
 A situação atual das  relações  da comunidade indígena com a chamada população branca e governamental é das piores possíveis. Há um constante debate sobre os espaços criados para que os índios possam viver, as chamadas terras indígenas, a invasão das mesmas pelos grileiros que tomam conta de áreas de preservação para exploração agrícola ou mineração.
 Existe também a discussão de posse legítima de terras por fazendeiros e agricultores, os quais em alguns casos até possuem documentação regular fornecida em alguma época por autoridades governamentais.
 Periòdicamente volta a discussão sobre formas de delimitar  e definir áreas de preservação ambiental, de reservas indígenas e áreas que possam ser exploradas para agricultura, pecuária ou conjuntos habitacionais.
Enquanto nada é  resolvido  áreas  são ocupadas e invadidas irregularmente, causando conflitos entre os indígenas e os fazendeiros ou invasores. Está mais do que na hora das autoridades competentes, governo e congresso nacional tomarem medidas corajosas e definitivas para encontrar soluções e um denominador comum que possa atender todas as partes envolvidas de forma legal, excetuando-se os exploradores e oportunistas.
 Enquanto isso nossos indígenas continuam vivendo na maior simplicidade  ainda em terras não exploradas, em suas ocas e ocaras livremente.  Infelizmente outros estão à deriva nas periferias das cidades vendendo artesanato ou vivendo às custas da caridade alheia, como costumamos dizer nós brancos quando temos um mau dia “UM LEGÍTIMO DIA DE ÍNDIO”!

Nenhum comentário: