sexta-feira, março 30, 2018

O ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA



O ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA

*Plinio Dall´Agnol

Num País onde a leitura não é das melhores, o 50º aniversário de uma Biblioteca Pública Municipal deve ser comemorado com grande ênfase e júbilo. Trata-se da Biblioteca Municipal Manoelito de Ornelas, de Tramandaí. Embora não tenha uma sede própria a Prefeitura não tem que pagar aluguel, pois, a Biblioteca encontra-se localizada num conjunto de salas do município, no Ginásio Municipal.

Como todo órgão da área cultural essa Biblioteca sofre da pouca atenção e cuidados das autoridades, tanto do executivo quanto dos vereadores, pois enquanto é gasto na promoção de shows musicais, alguns de qualidade discutível, não dispõe de verbas para aquisição de novos acervos como livros e assinatura de jornais e revistas.

Na Biblioteca, a bibliotecária Grazieli Demoliner e uma estagiária bolsista, assim mesmo recebem o público de forma exemplar com fidalguia seus interessados, orientando, dando informações e auxiliando os leitores em suas dúvidas. Assim mesmo, essa biblioteca pode ser considerada privilegiada, porque das 2.545 Escolas do Estado, apenas 28 possuem bibliotecário profissional.

Cabe ainda lembrar que Manoelito de Ornelas, jornalista, escritor, professor, poeta, Diretor da Biblioteca Pública Estadual, é autor do livro Sepé Tiarajú, o primeiro grande líder nativo gaúcho a morrer na luta contra os invasores espanhóis que exterminaram com as Missões Jesuíticas.

De acordo com o professor Rene Faustino, da UFRGS, existe na população do Brasil pessoas que fazem uso da leitura com alta qualidade e assiduidade, outros em grande número lêem pouco e sem o devido cuidado com a qualidade. Por isso a importância estratégica para a população e existência de Bibliotecas Públicas.

*Plínio Dall´Agnol, é professor, Pós-Graduado em Antropologia Cultural

Nenhum comentário: