sexta-feira, junho 30, 2017

O ARQUITETO ALEMÃO






Tive o inusitado prazer de encontrar pela primeira vez o professor KURT WALZER nos idos anos setenta quando criamos o Movimento em Defesa do Acervo Cultural Gaúcho, incentivados pelo Dr. Leandro da Silva Telles, doutor pela Universidade de Berlim, fundador do Movimento e autor de um dos primeiros livros que tratam   da preservação e conservação do patrimônio cultural.


Um grande companheiro, o prof. Walzer era uma pessoa de elevada cultura e muito bom humor. Tratava com extrema cortesia a todos e em particular seus alunos de matemática e física. Carismático, tornou-se popular com os quais teve a oportunidade de conviver. Ele nasceu em Strassburg, no Estado da Alsácia, à época Alemanha, hoje território francês. Quando concluiu seus estudos de Pedagogia, candidatou-se para um emprego fora da Alemanha, pois era difícil emprego em alguma Escola da Alemanha, e esse cronista acredita também que era por não estar inscrito no Partido Nacional (nazista). Teve 3 opções: Hong-Kong, Espanha e sul do Brasil.


Tendo optado pelo Brasil foi contratado pelo padre jesuíta Michael Meier, diretor da Escola Normal Católica de Hamburgo Velho, onde lecionou em alemão(os alunos entendiam o idioma de Goethe), simultaneamente estudava português após 3  meses falava seu novo idioma. Exímio violinista, lecionou música organizando várias orquestras.

 A Escola teve de seus 38 projetos arquitetônicos nas várias construções 22 foram de autoria do prof.Walzer.
 No dia do colono de 1939, o discurso  de  um aluno da escola irritou o Secretário de  Educação do Estado  do Rio Grande  do Sul
 Dr. J.P.C. Coelho de Souza, representante da ditadura Vargas, o que ocasionou o fechamento da Escola e os professores perseguidos e presos. O prof. Walzer foi um dos levados à Casa de Correção (cadeia pública), teve bens apreendidos e ao ser libertado só recebeu uma  parte de volta.
 
Mais detalhes dessa extraordinário biografia podem ser conhecidos no livro INCIDENTE da historiadora Diva Walzer Kuhn, filha do mestre Kurt Walzer.
















Nenhum comentário: