domingo, maio 07, 2017

CINQÜENTA ANOS DE LIBERATO SALZANO



No início de 1967 em reunião na Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo fui incentivado por Lauro Diogo de Jesus, Coordenador da ACI/NH e cronista do jornal N.H., a participar do concurso para os cargos de funcionários e professores da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O Diretor recém nomeado pelo Governo do Estado era o professor Orlando Razzera, matemático e físico do Colégio Júlio de Castilhos, o famoso "Julinho". Após entrevista com o Diretor e tendo ainda o crédito de ter sido aprovado em primeiro lugar no Concurso Estadual para o cargo de Secretário de Escola, fui nomeado Secretário Executivo.

A aula inaugural foi ministrada pelo Dr.Níveo Leopoldo Friedrich, líder empresarial e Prefeito Municipal que falou do Convênio tripartite Governo Federal (Obras e Equipamentos) Municipal (doação de uma área de terras de 20 hectares) e Estado (pessoal e custeio de manutenção).

O início em 12 de abril deveu-se ao atraso pelo Governo do Estado(como sempre?) para publicação dos Atos de criação da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com os Cursos Técnicos em IIº Grau em Química em 1967.

Eletrotécnica coordenado por Fernando Fabiano da Rosa, formado pela E.T.Parobé de Porto Alegre e especializado em Eletrecité de France   e Mecânica, coordenado pelo Engenheiro Adolf Sajovic, com especialização na Europa, ambos começaram  em 1968.
O Corpo Docente altamente qualificado comprovou através dos anos o sucesso do empreendimento com a formação de técnicos profissionais competentes aceitos pelas melhores empresas e mesmo órgãos governamentais no Estado, no País e no exterior. Lembramos que alguns estagiários de Química receberam bolsas de estudo no exterior (América Latina, Alemanha e Suécia por exemplo).

Importante salientar que os Cursos eram à época totalmente gratuitos e como funcionavam  em tempo integral os alunos, funcionários e professores recebiam o almoço na Escola sem ônus para eles.

Com o decorrer do tempo e por necessidades do mercado foram criados novos cursos e passou-se também a prestar serviços de assessoria e assistência técnica às empresas tendo em vista a alta qualidade e precisão dos equipamentos, laboratórios e recursos humanos da Fundação.



Nenhum comentário: