domingo, julho 19, 2015

Os Relações Públicas Honorários


O exercício profissional de Relações Públicas é estabelecido por Lei e regulamentado por decreto específico. Fica ao encargo do Conselho Federal e dos Regionais a fiscalização e o registro de seus inscritos, para o bom e legal andamento da atividade. Pessoas que atuavam nesta profissão em data anterior à regulamentação foram registradas como provisionados podendo exercer as atividades inerentes com os mesmos direitos dos novos profissionais.

Tive o prazer de conhecer algumas pessoas especiais  em nossa comunidade que por sua conduta inusitada poderíamos chamar de Relações Públicas Honorários. Esses foram meus tipos inesquecíveis: O professor Lauro Diogo de Jesus, aposentado pelo SENAI, passou à Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo-ACI/NH. Ele era um verdadeiro “homem dos sete instrumentos”: Secretariava reuniões, organizava eventos e chefiava o cerimonial. Com experiência obtida no SENAI organizou os Cursos de aperfeiçoamento dos recursos humanos das empresas e instituições públicas e privadas.

 Foi num desses cursos que conheci Lauro Diogo.  Sabedor de minha classificação em 1º lugar num concurso público estadual para Secretário de Escola indicou-me para Secretário Executivo da Fundação Liberato Salzano. Graças a ele tive meu primeiro  emprego.  Lauro Diogo era uma pessoa alegre, comunicativo e culto recebia a todos com atenção e dedicava o melhor de seu conhecimento e experiência nos cursos e seminários que organizava.

Meu próximo tipo inesquecível foi Octávio Oscar Bender. Compartilhamos o esforço no projeto do então Prefeito Alceu Mosmann de criação da ASPEUR que viria a ser a mantenedora da FEEVALE. Seu Otávio,  tínhamos o hábito de assim chamá-lo, foi com o motorista Sady e a professora Gessy Sfair Silveira, visitar os vários municípios da região, durante meses em 1969, colhendo apoio das  comunidades.

 Mais tarde tive o privilégio de contar com seu apoio na Chefia de Gabinete do então prefeito municipal Miguel Henrique Schmitz, um administrador público gentleman que valorizou nosso trabalho.  Seu Otávio não media esforços, era de uma cortesia sem fim, extremamente cordial em todos os momentos, tinha um vocabulário especial e uma palavra de atenção para todos, sem distinção de cargos. Assumia a representação da prefeitura sempre que convocado, sacrificando às vezes o lazer com a bela família que possuía mas que sabia do bom homem que tinha lá em casa
.
Poderia enumerar outros nomes, por hoje ficamos nesses dois exemplos marca

Nenhum comentário: