domingo, julho 19, 2015

Ação da Polícia Civil em Novo Hamburgo



No último final de semana as emissoras de televisão, rádios e jornais apresentaram um noticiário inusitado para não dizer difícil de acreditar: empresa ou pessoas assaltadas em Porto Alegre, prenderam os bandidos. Telefonando para a polícia militar ou civil,( não sei certo qual foi), as vítimas receberam a notícia que faltava viatura para o atendimento da ocorrência. De acordo com o noticiário da capital existem viaturas depositadas no pátio de um órgão público, mas, que ainda não podem ser utilizadas porque o Sr.Governador não tem agenda disponível para entrega oficial das mesmas.

Felizmente em Novo Hamburgo, embora as dificuldades materiais, a Central de Policia Civil está localizada num prédio moderno (sede anterior da Prefeitura) reformado com apoio da comunidade em  acordo com o governo do Estado. Os recursos humanos ( delegados, inspetores, escrivães ) estão plenamente capacitados em suas funções.

Esse cronista pode testemunhar um fato ocorrido nos últimos dias: Uma família teve sua residência assaltada. O ladrão ao fugir da casa foi identificado por operários de uma obra vizinha à residência. A família vitimada foi à Central de Polícia Civil de Novo Hamburgo para fazer o registro da ocorrência de roubo onde, prontamente atendidos pelo inspetor Giovanni, o mesmo de imediato  encaminhou o assunto para a Divisão de Investigações da 1ª Delegacia. O inspetor Lemos passou a acompanhar o caso colhendo informações sobre um dos objetos roubados: um celular de última geração tinha  rastreador  seguindo o assaltante até quem adquiriu o aparelho roubado. Essa pessoa, uma mulher de Porto Alegre teve seus registros sociais e familiares rastreados( numa piscina e academia de clube, ruas e comércio da cidade).  Com esses dados e uma diligência minuciosa e persistente o inspetor Lemos conseguiu identificar a receptadora. Ele passou trabalho com a mulher que criou as maiores dificuldades para apresentar-se numa delegacia. Finalmente intimada fez a entrega do aparelho com arrogância.

Embora a receptadora tenha devolvido o celular roubado sem o cartão de memória, as imagens dela estão todas arquivadas no computador da polícia, graças aos inspetores Lemos, Giovanni e Lourenço.



Nenhum comentário: