sábado, setembro 20, 2014

UMA ESCOLA DE ARTE

No mes de junho passado, um Decreto reconheceu a decisão do início deste ano da diretoria do Atelier Público Municipal que passou a chamar-se Escola Municipal de Artes Carlos Alberto de Oliveira.

É uma justa e oportuna homenagem ao pintor e desenhista "Carlão", assim apelidado por seus íntimos e conhecidos. Nascido em Novo Hamburgo e falecido aos 62 anos de idade em 2012, foi um exemplar funcionário público municipal servindo a Secretaria Municipal de Educação atendendo na maior parte de seu tempo crianças, jovens e adultos com carinho e paciência. Modesto e de poucas palavras, quando enfrentava uma sala de aula ou mesmo uma oficina de artes, tornava-se um comunicador nato, transmitindo com clareza e distinção seus ensinamentos.

Por mais de dez anos desenvolveu um projeto de arte nas Escolas municipais onde deixou em cada uma delas ao menos um exemplar de sua pintura ou desenho.
Como pintor e desenhista participou de inúmeros concursos e mostras de arte na cidade, no Estado e no País, sendo várias vezes premiado. Tem obras expostas em prédios públicos, escolas, museus e galerias de arte.

A arte de Carlos Alberto de Oliveira retrata o cotidiano das pessoas, das famílias, dos bairros, das cidades. A religiosidade da procissão, alegria dos jogos mais diversos. As fortes cores encantam e contagiam nossos sentimentos. "Carlão" soube reproduzir os embates dos grupos, das multidões, o casario antigo e as igrejas.

Sua arte pode ser chamada de "ARTE Näif", têrmo utilizado pela primeira vez para identificar a obra de Henri Rousseau pintor autodidacta. É arte ingênua( em francês), original, instintiva, arte popular nacional. Definiu-se como a corrente que aborda a arte de modo expontâneo, com toda liberdade estética. Seus seguidores a chamam " a arte livre de convenções". Não se enquadra na designação de Arte Popular, pois é diferente dela na medida que se trata de uma obra de criação individual que mostra peças artísticas únicas e originais.

De acordo com os artistas "NÄif" enquanto os acadêmicos pintam com o cérebro, os ingênuos(primitivos) pintam só com a alma. Essa é a essência da arte "NÄif", o estilo de quem já nasce com o dom de ser artista.

Nenhum comentário: