sábado, setembro 20, 2014

O HÁBITO DA LEITURA

Se decidirmos falar a respeito de hábito de leitura chegaremos a uma triste conclusão no que se refere aos brasileiros. Segundo os últimos dados estatísticos, nosso País está entre os piores classificados neste assunto.

 As causas dessa lamentável posição é de ordem histórica e cultural: A América dominada pelos espanhóis criou em 1551 a Universidade Nacional de São Marcos no Peru, e a Universidade Autônoma do México no mesmo ano. No Brasil, sob domínio português, somente em 1911 criou-se a primeira universidade (São Paulo) e a Federal do Paraná(1912). O Colégio dos Jesuítas da Bahia, de fins do século XVII seguia o Estatuto da Universidade de Évora, sem reconhecimento dos colonizadores portugueses. O primeiro jornal impresso no Brasil em 1808 foi a Gazeta. Em 1ºde julho de 1808 Hipólito José da Costa, exilado em Londres publicou O Correio Braziliense que era trazido ao Brasil de navio, clandestinamente. A primeira Revista foi impressa na Bahia em 1812 – “As Variedades ou Ensaios de Literatura”. A Revista do Instituto Histórico e Geográfico(de 1839) é uma das raras publicações que subsistem até hoje por tanto tempo.

A família, a escola e a sociedade, cada uma em sua área de competência tem a responsabilidade de incentivar a leitura de jornais, livros e revistas às crianças, jovens e adultos. Recordo de meu tempo de garoto que meu pai, além da assinatura de dois jornais, sempre que retornava de viagens, trazia livretos para pintar ou preencher espaços, livros e revistas infantis. Para meus irmãos e para mim eram os melhores presentes. Até hoje cada um de nós possui uma biblioteca em casa.

No início dos anos sessenta conheci em Novo Hamburgo uma professora da Escola Estadual João Ribeiro, no bairro Canudos. Ela, mais tarde passou a lecionar na Escola Estadual 25 de Julho e seu Anexo. Desde o início de sua carreira desenvolvia atividades práticas com os alunos. Uma delas era a leitura do jornal em sala de aula. Organizavam grupos de debates, recortes de notícias consideradas mais importantes e redação de textos sobre os temas dos jornais. A professora incentivava a leitura, a escrita, oratória,  desinibição, fraternidade e participação social das crianças e jovens.

No âmbito da sociedade cabe salientar o Programa de Leitura de Jornais em Sala de Aula, patrocinado pelo Grupo Editorial Sinos com apoio de Universidades, Secretarias Municipais de Educação, direção e professores de Escolas do Estado e municípios. Esse programa exemplar tem servido de modelo para vários outros no Estado.


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