domingo, junho 09, 2013

MEMÓRIA DO SETOR COUREIRO-CALÇADISTA

Plínio Dall´Agnol

“Memórias do Setor Coureiro-Calçadista: Pioneiros e Empreendedores do Vale do Rio dos Sinos”, de Cláudia Schemes e outros, é uma publicação da Feevale com apoio da FAPERGS.Na apresentação do livro o Prof.Dr.Cleber Prodanov destaca a preservação da memória dos mais importantes segmentos produtivos do Estado, registros contendo depoimentos de alguns personagens da região, berço de todo processo industrial ligado ao couro e calçado. Eles foram selecionados por grupo de atividade profissional: estilistas, trabalhadores, empresários, representantes comerciais, transportadores, imprensa, exportadores, ativistas comunitários e detentores de cargos públicos.
O professor Prodanov concluiu sua apresentação do livro afirmando: “O Vale do Sinos ergueu-se magnificamente construído com o trabalho e o desejo de transformar uma realidade colonial em uma sociedade industrial e, cabe a nós, historiadores e homens da ciência, não permitir que essa história seja esquecida.”
Com uma linguagem bem acessível a todos leitores e sem o ranço acadêmico, o livro descreve, dentre outros, a forma cordial de trabalho entre os empresários e operários, alguns chegavam a financiar a casa própria de seus funcionários, as grandes dificuldades de comunicação nos anos 60, quando iniciaram-se as exportações, a 1ª FENAC em 1963, tendo como primeiro presidente Agostinho Emilio Cavasotto, na administração do prefeito Martins Avelino Santini, a realização dos “Raids” nacionais do calçado, para divulgar pelo país a FENAC, foram organizados pelos líderes da imprensa hamburguense. Foi grande a repercussão na mídia nacional desse trabalho de nossos representantes. O 1º Raid foi patrocinado pelos empresários Cláudio Strassburguer( Campo Bom) e Aquiles Gerhardt(São Leopoldo).
São tantas e tão preciosas as informações contidas neste livro que vale a pena conhecê-lo! Recomendamos a todos que tem interesse em saber um pouco mais sobre o nosso desenvolvimento econômico e social.

Plínio Dall´Agnol é professor e Pós-Graduado em Antropologia Cultural





Nenhum comentário: