sábado, dezembro 17, 2022

NATAL SEMPRE NATAL : LIVRO DE ROSA LEDA ACCORSI GABRIELLI

 Natal Sempre Natal é o título do livro escrito e organizado por minha prima Rosa Leda Accorsi Gabrielli, uma edição da Canal 6 editora, de Baurú São Paulo.

É uma coletânea de textos de colaboradores da Oficina da Palavra.

A iniciativa tem por finalidade publicar de modo pessoal, algum momento marcante da vida de cada um por ocasião das festas natalinas.

Os mais variados episódios são relembrados, desde momentos tristes como o falecimento de um ente querido na época, ou sentimentos solidários de parentes queridos e distantes. Também são relatados a euforia da troca de presentes, ou a ingenuidade infantil nas cartinhas ao Papai Noel.

A presença da precariedade das casas na zona rural  porém cuidadas e mantidas com todo o carinho por todos familiares, ou ainda alguém que almeja simplesmente passar o Natal em família.

Para Rosa Leda "Dentro dessa grande variedade, persiste ainda a expectativa de reafirmação  de sentimentos de solidariedade e de fraternidade humanas, pois, no fundo, não se pode ignorar certa magia, certa  vibração contagiante, que impele o indivíduo na direção do próximo, como um sopro de alguma coisa que se renova."

Papai Noel está chegando, seja como for:

NATAL É SEMPRE NATAL!


quarta-feira, dezembro 14, 2022

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO : ´CÁRITAS DIOCESANA NOVO HAMBURGO, RS

 Paróquia São José Operário, localizada no bairro São Jorge, na cidade de Novo Hamburgo, vem tendo uma importante atuação comunitária, ajudando a população do bairro e da cidade.

Sob o lema "Onde o solidário ajuda o voluntário", essa instituição católica presta os mais variados serviços:

1. Bazar de Móveis, possui móveis e utensílios de baixo valor para que pessoas de baixa renda possam decorar suas casas.

2. Banco Ortopédico, empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores e outros itens.

3.Bazar de Roupas, peças de vestuário adulto e infantil para venda com baixo custo.

4.Doação de Alimentos, são preparados kits para doação aos necessitados.

5.Oficinas de Culinária, Voluntários capacitados que ensinam pessoas a cozinhar alimentos.

6.Mão de Obra em Costura, recebendo tecidos em doações, são feitas fronhas, lençóis e outros itens importantes, doados a Hospitais e Creches.

Quem puder ajudar pode entrar em contato com a Coordenadora Ales Pereira(Fone 51.99536-7337.


terça-feira, novembro 22, 2022

TRATADO GERAL DOS CHATOS : LIVRO DE GUILHERME FIGUEIREDO

TRATADO GERAL DOS CHATOS é publicado pelo Círculo do Livro, por cortesia da Editora Civilização Brasileira. 

É mais uma instigante obra literária do consagrado escritor Guilherme Figueiredo, com ilustrações caricatas de Frederico Kikoler.

Guilherme Figueiredo apresenta um conteúdo com classificação inédita, processo de identificação, exercícios práticos, problemas, postulados e muitas e variadas notas. Tudo isso seguido de um método considerado eficaz para livrar-se dos ditos chatos: podendo ser homens, mulheres e até mesmo as crianças.

De acordo com os editores pode ser considerada também um trabalho repudiado por diversas organizações de classe.

Apesar de tudo isso, é um trabalho recomendado a todos aqueles que desejam ter e recuperar a alegria de viver:  "  E então o bufão começou a pilheriar a sério, e aí estava em seu elemento" (Tomás Morus, em Utopia).

domingo, novembro 20, 2022

DIA DA BANDEIRA DO BRASIL : 19 DE NOVEMBRO

 A Bandeira  Brasileira é o símbolo máximo de nossa nacionalidade. Ela é a imagem de nosso Brasil. Estão contidos: o culto ao passado, o patriotismo de nossos heróis, as tradições históricas e culturais. Também serve de registro daqueles que sempre souberam manter nossa integridade e soberania nacional.

As cores verde, amarela, azul e branca, lembram as belezas de uma nação tropical. Devemos contemplar com orgulho e entusiasmo o nosso pavilhão auriverde. Ele é sentinela de nossa autonomia, aliada aos nossos desejos de paz e amor. Símbolo de cooperação e fraternidade. Hasteado em todos lugares importantes indo às nossas fronteiras  mais longínquas.

Com nossa bandeira devemos proclamar nosso orgulho e amor patriótico.

A Lei federal 5.700, de 1º de setembro de 1971, faz a disposição sobre o uso e apresentação  dos sím bolos nacionais.

No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é sempre feito às 12 horas, com solenidades especiais.

Nas escolas públicas e particulares é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

Hasteada à noite, deverá estar sempre iluminada.

O Hino à Bandeira Brasileira teve sua letra escrita por Olavo Bilac e a música de autoria do maestro Francisco  Braga.

O cuidado com a conservação e uso da Bandeira devem ser de  porte digno e seguro.

Mais detalhes podem ser encontrados na Lei Federal 5.700, de 1º/09/1071.

 



 

quinta-feira, novembro 17, 2022

PREFEITUR A EXEMPLAR : BAIXOU AS TARIFAS DE TRANSPORTE URBANO

 Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, RS, dá 2 exemplos de que se a autoridade quer, pode ajudar a população na atual crise econômica.

1. Em primeiro lugar abriu a licitação para as empresas de ônibus concorrerem para explorar o transporte popular de ônibus urbanos. Uma empresa privilegiada a muitos anos, recorreu. Felizmente a justiça não aceitou o recurso e a Prefeitura retomou a licitação.

2. Novamente a Prefeitura voltou a agir reduzindo as atuais tarifas de mais de 5 reais para 4 reais.

Esse é um claro exemplo de que quando o poder público deseja efetivamente ajudar a população é só agir com coragem.

A atual prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt está de parabéns, junto com sua assessoria e funcionários da prefeitura.

Esperamos que essa atitude sirva de exemplo para outros prefeitos.


quarta-feira, novembro 09, 2022

HOSPITAL DE SAPIRANGA, RS : MODELO DE HOSPITAL

 No piso escorregadio das Lojas Americanas, do Shopping de Novo Hamburgo, minha esposa sofreu uma queda e rompeu o fêmur direito.

Prontamente atendida pelos serviços médicos Vita, seus paramédicos recomendaram o Hospital de Sapiranga, dizendo que é o melhor da Região.

O atendimento do Hospital de Sapiranga foi na verdade de alto nível, desde a administração, assessoria, técnicos, enfermeiros, médicos e  demais profissionais da saúde foram exemplares.

Minha esposa, de 83 anos de idade, já está  caminhando com o andadador. 

A Região tem o privilégio de ter Hospitais de alto nível: Campo Bom, Sapiranga e Taquara e Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo tem a maior rede de Hospitais altamente qualificados. Infelizmente para nós hamburguenses a situação é difícil: o Hospital Regina das Freiras Católicas e a Rede Unimed só atendem particulares.

O Hospital Municipal tem instalações e equipamentos de primeira linha ,de ponta. Seus funcionários, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde, são todos concursados e de alto gabarito profissional. Só que a administração e assessoria são indicados pelo PSDB que controla a Secretaria Municipal da Saúde, aliados da prefeita Fátima Daudt, que acaba de mudar de partido para o MDB. O Secretário estava muito ocupado com a sua candidatura a deputado estadual, para o que não ficou eleito nem como suplente.

Essa política, ao nosso ver, prejudica a saúde do município e deve ser revista de forma urgente, pois Novo Hamburgo e sua população são muito importantes, mais que a política partidária.

sábado, outubro 29, 2022

MATHIAS MOMBACH : O GENERAL CAÇADOR DE FARRAPOS

 Mathias Mombach nasceu no Grão Ducado de Luxemburgo, foi alferes e participou da guarda pessoal do Imperador Napoleão Bonaparte.Por isso era muito conhecido e famoso  em seu vilarejo natal de  Echternach.

Mombach participou de todas as batalhas feitas por Napoleão e foi um dos poucos sobreviventes à campanha da Rússia em 1812, quando Napoleão foi para a Rússia com um exército de 678 mil homens e voltou para a França derrotado e humilhado com dez mil sobreviventes. Embora as catastrófica derrota, Mombach continuou a servir fielmente a seu Imperador Napoleão, até a fragorosa derrota para os ingleses em Waterloo.

Entre os imigrantes que vieram para o sul do Brasil  Mathias Mombach foi um dos mais citados e de objeto de interesse de escritores e historiadores.

Podemos  relacionar alguns desses escritores e historiadores: Amstadt, Leopoldo Petry ( biógrafo de Novo Hamburgo), Carlos Urbin, Oscar Moehlecke, Juan Maria Gutierrez, Hilda Hübner Flores  e Maria Tereza Henrich, bisneta de Mathias.

O Padre e historiador Theodor Amstadt é quem relatou a luta de Mathias Mombach em defesa dos colonos alemães e italianos que não queriam lutar contra as tropas imperiais na Guerra dos Farrapos. Os colonos se refugiavam nas picadas e florestas para não serem alistados pelos Farrapos e Mathias passou a perseguir os farrapos, tendo caçado o "menino diabo", um português que espalhava o terror nas colônias e decapitava suas vítimas.

Mombach foi uma figura famosa da imigração alemã no sul do Brasil.

A escritora e jornalista June K.C.Kruger e Felipe Kuhn Braun, tem um relato extenso sobre essa matéria.

quinta-feira, outubro 27, 2022

LUTERO E A REFORMA PROTESTANTE

 Meu amigo historiador Felipe Kuhn Braun, já publicou 22 livros, de assuntos relativos à imigração e colonização alemã no Brasil e estudos genealógicos, cultura  e desenvolvimento social.

Agora está lançando seu 23º livro: Lutero e a Reforma.

A publicação é da Editora Oikos, de São Leopoldo, RS, e descreve a trajetória de Martinho Lutero, desde sua formação e estudos, seu trabalho como religioso, e sua forte crítica à Igreja Católica. Essas críticas que originaram a Reforma Protestante, seus discursos e debates,  textos que escreveu, seu legado religioso e cultural. 

Tudo isso faz com que Martinho Lutero seja um dos homens mais estudados e analisados em todo mundo.

O autor Felipe Kuhn Braun é natural de Novo Hamburgo, nascido em 1987. É graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale,coordena os estudos de Genealogia no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, participa do Instituto de Estudos Históricos na Universidade de Mainz na Alemanha, faz parte do Grupo de Estudos de História de Brasil e Portugal na Universidade de Buenos Aires. Dentre outras atividades similares, atualmente é também Vereador na cidade de Novo Hamburgo, RS, tendo sido seu presidente no ano de 2018.

Maiores detalhes sobre o livro e a obra de Felipe Kuhn Braun podem ser obtidos pelo e=mail:

felipekuhnbraun@hotmail.com

 

quarta-feira, outubro 12, 2022

FASTRO E LA SUA STORIA : de DARIO DALL ' AGNOL , iTÁLIA

 Esse livro de Dario Dall' Agnol, relata as origens e os dias atuais da cidade Fastro, Comune D' Arsié no limite Lombardo Veneto Italiano.

Traduzio alguns trechos e citações para o português: A região do Sul do Brasil onde estão localizados os imigrantes italianos e seus descendentes é muito parecida com o interior montanhoso e florestal da Itália. As regiões baixas e litorâneas foram habitada pelos portugueses e alemães que também ocuparam os Vales do Sinos e Caí. 

A partir de 1995 foi iniciado um intercâmbio entre os italianos que vieram  em delegação ao Brasil  e em retribuição os descendentes italianos no Brasil foram à Fastro.

Para Dario foi reconfortante verificar que os brasileiros ainda falam o tradicional dialeto veneto e assim fica perfeita  a bem audível a comunicação entre italianos e brasileiros.

A economia gaúcha é muito boa, graças aos imigrantes e descendentes de italianos e alemães.As cidades são belas e limpas, com suas casas bem cuidadas, em alguns casos imitando as casas de pedra italianas e o enxaimel alemão.

Os descendentes italianos e alemães, passaram nos últimos anos a colonizar Santa Catarina, Paraná e o centro-oeste e norte do Brasil.

A colaboração entre os descendentes brasileiros e italianos permitiu a colocação de estátuas de Fé e Esperança, nos ninhos localizados na fachada da Paróquia de Nossa Senhora de Fastro. A terceira virtude  da Caridade, segundo os antigos, não deve ser representada, deve sempre estar viva e presente no meio dos fiéis.

Meu irmão engenheiro Egídio Dall´Agnol, além de escrever livros sobre Fastro e cultura italiana, criou a Associação dos descendentes e lidera as viagens de intercâmbio das famílias. Se alguém tiver interesse em associar-se ou participar das viagens de intercâmbio pode contatar o Egídio.

Fastro e la sua Storia é uma publicação da Ergon Edizioni, Porta Santa Lucia, 158,Vicenza, 2000.





terça-feira, outubro 11, 2022

REVOLUÇÃO FARROUPILHA : 1835 A 1845

 A Revolução Farroupilha ocorreu de 1835 a 1845    liderada por  Bento Gonçalves da Silva em nome, principalmente de produtores agrícolas e pecuaristas revoltados pelas elevadas tarifas que o Governo Imperial impunha aos produtores gaúchos.

Revolução Farroupilha foi um conflito marcado por ideais de fraternidade e liberdade. Os que lutaram pela revolução foram considerados heróis.

Os moradores do interior do Estado ficaram em clima de tensão e pavor, perplexos com a guerra. Os Colonos, na grande maioria eram de origem alemã e sentiam-se gratos pela ajuda do Imperador que permitiu a patrocinou sua vinda para o Brasil.

Historiadores antigos Ambrósio Shupp e Karl Lanzer contam as relações dos farrapos com os colonos. Só passaram a colaborar com os revolucionários depois de ameaças como a queima de casas, devastação de plantações. Não esperaram ser convocados e apresentaram-se como voluntários

Nas picadas mais distantes do teatro de guerra os jovens e adultos masculinos procuram abrigo nos matos protegendo-se dos farroupilhas.

O famoso comerciante de Novo Hamburgo Johann Peter Schmidt teve seu irmão assassinado e a casa queimada junto com outras, pelos revolucionários. Johann e seu irmão Heinrich tinham uma importante casa comercial com uma extensa rede de contatos da capital com o interior, comprando e vendendo produtos de elevado valor. Sua casa comercial  era situada em Hamburgo Velho.

Naquela época as estradas eram intransitáveis para cargas e o transporte eram feito em barcas de Porto Alegre via Rio do Sinos para o interior. Aliás a navegação fluvial era o mais importante meio de transporte.

O imigrante Henrique Fauth começou a  lutar como alistado pelos farroupilhas aos 12 anos. Foi bem sucedido na batalha de rio Pardo em 1837, vencendo as tropas imperiais.

O famoso pastor Klingelhofer também foi vítima dos revolucionários na região do Vale do Rio do Sinos. Essa região foi muito castigada e sofreu grandes perdas humanas e materiais durante essa guerra fratricida.

Esses episódios tristes hoje são esquecidos e os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha como um fato histórico em defesa do Estado, tanto que em 20 de setembro é feriado estadual, com festas e desfiles de militares e gaúchos apetrechados a cavalo por todas as cidades do Estado.


 




quarta-feira, outubro 05, 2022

VULTOS DA PÁTRIA : EDIÇÕES MICHALANY E MOURA RAMOS

 O livro VULTOS DA PÁTRIA, faz parte de uma valiosa e extensa lista de um rico catálogo de publicações da Editora Michalany e Moura Ramos.

Sediada em São Paulo, essa Editora já publicou, por exemplo:

 História do Brasil, em 3 volumes, Vultos da Pátria, 2 volumes, Atlas Históricos e Geográficos, um grande número de Murais Pedagógicos, Meu Livro de Natal, Sermão da Montanha, Mapa Múndi e Mapa do Brasil, Constituição do Brasil, Símbolos Nacionais, Forças Armadas, e outros mais.

Nesse 2º volume são narradas as biografias de :

1. Almirante Barroso, vencedor de Riachuelo

2. General  Osório, patrono da Cavalaria

3. Ana  Neri,  heroína nacional da Enfermagem

4. Visconde do Rio Branco, Diplomata

5. Princesa Isabel, Libertadora dos Escravos

6. Joaquim  Nabuco, Escritor e Abolicionista

 7. José do Patrocínio, Jornalista Abolicionista

8. Benjamim Constant, Militar, Professor e Líder

9. Prudente de Moraes, Presidente do Brasil

10.Olavo Bilac, Poeta e Jornalista

11.Rui Barbosa, Jurista, Orador e Político

12.Euclides da Cunha, Escritor e Jornalista

13.Machado de Assis, Escritor

14.José de Alencar

15.Casimiro de Abreu, Poeta

16.Fagundes Varela, Poeta

17.Gonçalves Dias

18,Campos Sales, Prudente de Moraes e  Floriano, Presidentes do Brasil.

Vale a pena conhecer, ler e aprender com essas publicações educativas e de fácil acesso. 

    

 

terça-feira, outubro 04, 2022

VOLEY EM FESTIVAL: PROF. DR. HANS GERT ROTTMANN

 O Festival Vôlei Gert foi um grande sucesso, de acordo com as palavras de seu idealizador e também coordenador geral. O coordenador disse:

"O evento foi um sucesso absoluto, reunindo alunos de diversas faixas etárias e diferentes níveis de habilidades em um ambiente familiar, com jogos bonitos e equilibrados, onde  alegria e a emoção contagiou a todos. Após um período difícil que todos vivenciamos durante a pandemia, nossos atletas e familiares mereciam um evento deste porte oportunizando esta interação. Proporcionando experiências e vivências marcantes para todos,"

O evento ocorreu, fechando o 1º semestre de 2022, no Colégio Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Sapucaia do Sul. Reuniu atletas de base das cidades de Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio, Canoas e Salvador do Sul.

Participaram  mais de 200 crianças e adolescentes em diferentes categorias de jogos de voleibol.

A equipe de professores e funcionários da Vôlei Gert atuou de forma sincronizada e planejada para o sucesso do evento esportivo educacional e cívico.


terça-feira, setembro 20, 2022

IMIGRANTES DEPOIS DE SÃO LEOPOLDO, RS

 Imigrantes Alemães que chegaram ao Brasil depois de 1824, localizaram-se na Picada dos Portugueses ( Portuguieserschneis ), hoje é a cidade de São José do Hortêncio.

Essa colonia pertencia ao fazendeiro português Hortêncio Leite.

A localidade de Baumschneiss, se referia a uma das primeiras famílias famílias que se estabeleceram no local: A picada dos Baum. Esse é agora o Município de São Miguel de Dois Irmãos. Foi uma das primeiras localidades fundadas por imigrantes alemães no Sul do Brasil.

As 3 Picadas ( dos Baum, dos Berghann e dos Portugueses ), eram consideradas terras detrás dos morros.

A partir da Revolução Farroupilha,a vinda de novos imigrantes foi interrompida por dez anos o que dificultou muito a vida de colonos e artesãos, sem ter com quem trocar mercadorias e outros produtos.

De acordo com relatos de escritores, dentre eles o Padre Amstad, os imigrantes tinham medo de ocupar novas terras além dos morros, no entanto, com o fim da Guerra dos Farrapos, esses colonos passaram a ocupar novas terras além das picadas que eram habitadas.

segunda-feira, setembro 12, 2022

CASA DA LOMBA : PATRIMÔNIO CULTURAL EM PERIGO

 A Casa da Lomba foi construída a partir de 1862 para ser um Centro Comunitário de atividades festivas e cívica. Seu idealizador foi o professor Heinrich  Meyer. Está localizada no Centro de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo. 

Foi tombada como patrimônio histórico em 2007 e faz parte do patrimônio oficial do município desde o ano de 2011.

Uma Comissão Especial do Patrimônio Histórico  está lutando para a restauração dessa casa que está em uma situação deplorável, sujeita a desabar a qualquer momento.

Esse local já foi palco de inúmeras atividades de arte, música, possuindo um telecentro, uma rica biblioteca. Servia de feiras solidárias de economia.

Em 2021 foi aprovado um edital no valor de um milhão de reais para restauro da Casa da Lomba. Infelizmente isso ficou só no papel. Esses recursos viriam do Fundo para Reconstrução de Bens Lesados(FRBL), vinculado ao Ministério Público.

O Governo do Estado até hoje nada liberou, prejudicando a Prefeitura de Novo Hamburgo, a qual não tem recursos tão grandes para tal fim.

Por iniciativa do Ministério Público, com apoio da Comunidade, foi assinado agora um têrmo de compromisso com a Prefeitura Municipal, visando o restauro da Casa da Lomba.

As Secretarias Municipais comunicaram que estão fazendo obras de manutenção preventiva, isolamento das esquadrias e outras necessárias até o inicio do restauro.




quinta-feira, setembro 08, 2022

PATRIMÔNIO CULTURAL : VALORIZANDO CULTURA E HISTÓRIA

Anualmente, no mês de agosto, a comunidade científica e cultural brasileira, festeja a valorização da cultura e história do Brasil.

O dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural é comemorado em 17 de agosto. Nessa data nasceu Rodrigo de Melo Franco de Andrade.

Rodrigo foi o fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN ), e foi seu Diretor por 30 anos, consolidando o esforço nacional para a preservar, recuperar e restaurar e manter vivos todos os símbolos da nacionalidade.

Caracterizam nosso patrimônio cultural:

Os espaços onde vivemos, a rua, as casas, os rios e lagos, os monumentos, as festas tradicionais, os pratos e comidas típicas da região e do Estado, as danças e músicas que refletem a memória de nosso povo. Também colecionamos as histórias e lendas, que são contadas verbalmente ou por escrito de geração em geração.

A obra humana permanece, embora a gente venha a passar, ela deve ser preservada. Construímos o futuro e preservamos o patrimônio histórico e cultural do passado, para as novas gerações e a nacionalidade.

De modo especial, no Estado do Rio Grande do Sul o Governo do Estado decretou em 2019, esse dia de agosto como o Dia do Patrimônio Histórico Estadual, comemorado no terceiro final de semana de agosto,

 

quarta-feira, agosto 31, 2022

DIA DO FOLCLORE: COMEMORAÇÃO NACIONAL

 Dia Nacional do Folclore tem sido comemorado oficialmente no Brasil, através das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Cultura.

O folclore é popularmente conhecido como um conjunto de saberes e práticas que ocorrem com por uma determinada população. 

Essas práticas e saberes são transmitidos através dos anos de geração para geração, destacando diversas manifestações culturais.

Origem da Comemoração

O criador do termo folclore foi o arqueólogo britânico William John Thoms, o qual sugeriu que todo o conjunto de tradições ou antiguidades populares poderiam ser intituladas pela palavra Folklore.

Folclore é uma palavra que se origina do termo inglês folklore, união dos radicais "folk"(que significa povo) e "lore"(que significa instrução, aprendizado ou sabedoria popular).

Essa recomendação do arqueólogo inglês foi feita por meio de uma correspondência dele à um jornal da Inglaterra, o Athenaeum

Por isso, as comunidades de todo país: Prefeituras, Governos Estaduais do Brasil, tem incentivado esse tipo de comemoração para valorizar a Cultura Brasileira em grandes dificuldades em nossos dias.

quarta-feira, agosto 17, 2022

ENERGIA FOTOVOLTAICA: COMO FUNCIONA?

 Energia  Solar é símbolo de energia limpa. Das tradicionais formas e sistemas de captação de energia que temos feito uso, somos obrigados a interferir na alteração de solo e ar, com o desenvolvimento de obras para construção de usinas hidroelétricas, termoelétricas, atômicas.

Em nossos dias, a ciência, a indústria e as novas tecnologias, nos oferecem alternativas ótimas de aproveitamento e uso de sistemas de energia.

Uma das novas oportunidades é a Energia Solar.

Residências particulares, condomínios, comércio e indústria, serviços públicos e particulares, entidades civis, militares(governamentais), todas essas podem ser beneficiadas pelo novo sistema de energia solar.

A Energia Fotovoltaica como funciona?

1.Primeiramente através de Painéis Fotovoltaicos: nesse caso a radiação solar é captada e convertida em energia elétrica de corrente contínua. A energia é captada durante o dia, mesmo que esses dias estejam chuvosos ou nublados.

2. A seguir, um inversor transforma essa corrente contínua em alternada, compatível com a tensão do local a ser aproveitado.

3. Um Quadro de Baixa Tensão distribui a energia gerada para os circuitos de tomadas e iluminação, alimentando os eletrodomésticos ou  outros equipamentos elétricos do local em uso.

4. O registro da energia consumida é feito por um Medidor Bidirecional: o consumido é débito e a energia excedente é crédito. Esse crédito pode ser utilizado pelo consumidor junto aos órgãos oficiais de energia por um prazo de até 5 anos. 


sexta-feira, agosto 12, 2022

BRIGADA MILITAR EM VOVO HAMBURGO, RS

 A Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul é a tradicional Polícia Militar do Estado e tem seu Comando Geral sediado em Porto Alegre.

Essa importante corporação de segurança pública possui vários Batalhões distribuídos pelas regiões do Estado, de acordo com a importante distribuição de população, desenvolvimento comercial e industrial e estratégia de segurança.

No município de Novo Hamburgo está sediado o 3º Batalhão da Brigada Militar do Estado. Essa Unidade de Segurança faz a cobertura de vários municípios da região, oferecendo os melhores serviços às comunidades.

No mês de julho de 2022, esse destacado Batalhão comemorou seus 129 anos de existência em Novo Hamburgo.

Por ocasião desta festividade foi servido um café da manhã, reunindo veteranos da reserva junto com os que estão na ativa.

Essa oportunidade ensejou a fundação oficial da  Confraria do Terceirão, que serve para reunir os veteranos  e permitiu ser instituída a moeda da Confraria.

Uma formatura foi realizada para homenagem aos 129 anos do Batalhão. Receberam comendas civis, militares e entidades da cidade e da região que tem contribuído para a grandeza do 3º Batalhão.

Essas  festas e homenagens servem para confirmar o bom relacionamento civil e militar no Estado Gaúcho.


segunda-feira, agosto 08, 2022

FESTA DO COLONO: PRONILDA KRUG, ESCREVE EM ALEMÃO

 Festa dos Colonos, celebrada todos os anos no dia 25 de julho, é uma comemoração alusiva ao   exemplar trabalho dos nossos colonos na produção dos mais variados produtos agrícolas que servem para alimentar a população brasileira e mesmo estrangeira.

Conforme cita a Escritora gaúcha, que se comunica em alemão e português: " Antigamente, os colonos eram motivo de gozação, deboche, hoje, não é mais poupado dinheiro com a educação eles investem nos filhos que buscam seus sonhos nas faculdades e caminham com as novas propostas que surgem. 

Desta maneira os filhos também trazem tecnologias para a agricultura, se a proposta  é se especializar em agronomia e cursos similares."

A vida social continua mesma: jogo de cartas, festa conhecida como kerb, desfiles comemorativos, comida típica e bebidas caseiras.

As novas tecnologias também trouxeram novidade dos equipamentos de trabalho. A foice e a enxada agora deram lugar aos tratores e arados de  porte para pequenas, médias e grandes propriedades oferecendo melhores condições na execução das mais variadas tarefas. Com isso há maior conforto e maior rapidez, com resultados altamente produtivos e econômicos. 

Para a nossa escritora Pronilda: "O nosso sustento vem do  colono não podemos nos esquecer disso: Se ele não produz não temos o que comer"!

domingo, agosto 07, 2022

DOIS IRMÃOS, RS : MUNICÍPIO GAÚCHO TEM ASSOCIAÇÃO CULTURAL

 A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico de Dois Irmãos, funciona também com apoio financeiro da Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal de Cultura. Todas as suas atividades são realizadas de forma gratuita para o público em geral.

Nessa temporada de 2022, várias atividades estão ocorrendo: Educação Patrimonial, com Rodrigo dos Santos, historiador. Uma Oficina de Arquitetura, com a arquiteta e urbanista Suzana Vielitz de Oliveira.

Duas Exposições de Artes: "No Ano da Peste" , de autoria das artistas plásticas e fotógrafas Dora e Lise Lampert.   O artista hamburguense Leonardo Lessa,  também veio com sua contribuição: uma série de pinturas acrílicas sobre tela.

Um recital de piano foi conduzido por Mariaclara Welter, no dia 17 de julho, com repertório de música erudita como Meldelssohn, Chopin, Schumann e Rachmaninoff.

Todas essas atividades são executadas no espaço cultural  da antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos. O novo prédio estilo arquitetônico modernozo deixa muito a desejar em relação ao antigo. Felizmente, o antigo é ocupado com muito proveito para a comunidade em geral.

A programação cultural de Dois Irmãos pode ser vista e acompanhada pelo site @ecantigamatriz , tanto no Facebook como no Instagram.

quarta-feira, julho 27, 2022

SÃO LEOPOLDO É BERÇO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

 A cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, é considerada e reconhecida de modo oficial Berço da Colonização Alemã no Brasil.

Sua fundação data de 1824 em 2024 será comemorado seu bicentenário. Uma vasta e importante programação está sendo organizada com a finalidade de homenagear os imigrantes e seus descendentes.

A cidade está localizada a 35 km de Porto Alegre, a capital gaúcha. Possui uma grande e expressiva rede comercial, industrial e de serviços, mantendo vários locais para turismo, eventos festivos e religiosos, uma importante rede hoteleira.

A Universidade do Rio do Sinos, popularmente conhecida como UNISINOS, possui um campus no Bairro Cristo Rei, com modernas instalações de salas de aula, laboratórios e Centro de Tecnologia Avançada, com várias empresas implantadas.

Clubes de caça e tiro,  canto, bolão, ginástica, a arquitetura, a religião. A educação é mantida pelo município, estado e pelas igrejas católicas e luteranas.

Nas festividades populares  se destacam os kerbs e as oktober fest. Cinemas, teatros.

 O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, aberto ao público e pesquisadores, é detentor de um acervo valioso e diversificado.

O Parque Imperatriz, possui espaços para esporte, lazer, trilhas ecológicas. Ciclovias atendem a segurança de ciclistas.

O Esporte Clube Aimoré de futebol profissional, tem sede e estádio próprios no Bairro Cristo Rei, onde recebe jogos de futebol. Possui ainda pistas e ginásio de atletismo e locais de lazer e confraternização de seus associados e torcedores. A população do município é em torno de 200 mil habitantes. 


terça-feira, julho 26, 2022

GASTRONOMIA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL

 A Jornalista e Editora June Kruger, na Revista Mundo Esportivo, dentro das comemorações preparatórias do bicentenário da imigração alemã no Estado do Rio Grande do Sul, apresentou uma série muy interessante da saborosa herança dos colonos alemães residentes no Estado Gaúcho.

É a maneira simples e saborosa de preparar os alimentos.

Ela destaca delícias de pratos como Eisbein, o joelho de porco;Spätzle, o macarrão alemão; Bratwurst, a salsicha assada; Königsberger Klopse; Sauerkraut, o chucrute; e a Kartoffelsalat, salada de batata.

Nos 3 Estados do Sul do Brasil, a herança dos antepassados, das cidades de origem germânica e eslava, o café colonial se destaca de forma expressiva. Em cada Estado existe uma característica especifica de culinária.

A  refeição das cidades de origem alemã, tem como característica própria a mesa farta, por ser uma das mais autênticas tradições da cultura e culinária germânica.

O café colonial é uma refeição degustada em qualquer ocasião do dia e servida com doces e salgados, acompanhados de café, vinho, chás, chocolates e sucos naturais das frutas da região.

Os bares e restaurantes, mesmo nos hotéis,também está presente a culinária  de origem alemã e eslava.  

No Estado do Rio Grande do Sul, nos Vales do Rio Caí, Sinos e no Vale do Paragnana, se destacam as cidades de origem germânica. 

sábado, julho 16, 2022

FÁBRICA DO SABER : EM NOVO HAMBURGO, RS

 A Escola Municipal de Ensino Básico, Nilo Peçanha, em Novo Hamburgo, RS, é responsável pela  administração da Biblioteca Fábrica do Saber  que atende a comunidade para empréstimo de livros e pesquisas que podem  ser realizadas na própria Escola.

Conforme noticiou o Jornal de Canudos, em sua edição 749, do período de 8 a 14 de julho de 2022, foi lançada a 4ª edição do seu Concurso de Poemas, com a finalidade e objetivo de estimular a criação   artístico literária entre as crianças e fazer uma homenagem aos 20 anos de fundação.

A  iniciativa tem por finalidade incentivar a participação de estudantes matriculados em Escola de Ensino Fundamental, tanto da rede pública bem como da rede privada.

As inscrições iniciam em agosto e vão até o fim de setembro. Na internet existe um endereço eletrônico do regulamento: 

www.facebook.com./bibliotecafabricadosaber.

A comissão julgadora será formada por 3 especialistas nas áreas de linguagem e literatura e o resultado divulgado ao final de setembro.  As obras premiadas serão publicadas em livros a ser lançado no final do ano.

Esse  é mais um importante espaço cultural da Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Novo Hamburgo, RS, liderado nesse caso pela Escola Municipal de Ensino Básico NILO PEÇANHA.


 

terça-feira, julho 12, 2022

WORLD' S BEST SCHOOL PRIZES: AS MELHORES ESCOLAS DO MKUNDO

A World' s  Best School Prizes, é uma premiação internacional que busca reconhecer, identificar e celebrar práticas inovadoras e que tenham   impacto verdadeiro na comunidade e seus estudantes.

A gestão democrática que tem caracterizado a Escola de Ensino Municipal  de Educação Básica Professora Adolfina Diefenthaler, no popular Bairro São José, da cidade de Novo Hamburgo,RS levaram a Escola a ser escolhida e reconhecida como uma das 50 melhores do mundo.

Com essa classificação a Escola de Educação Básica de Novo Hamburgo, vai participar da Semana Mundial da Educação que reunirá Escolas de todo mundo, em outubro próximo.

Essa bela classificação é devida principalmente à ótima performance de sua direção, acompanhada por um corpo docente e administrativo altamente classificados. 

Importante ressaltar a participação dos pais e comunidade, apoiados  pela Secretaria Municipal de Educação, liderada pela competente educadora Professora Maristela Guasselli.

A Professora Andréa Zimmer é a diretora da Escola que tem uma equipe de 40 professores e funcionários e recebe diariamente em torno de 760 estudantes. 



 

segunda-feira, julho 11, 2022

CONCEIÇÃO EVARISTO: ESCRITORA DA CULTURA NEGRA

 Natural de Minas Gerais, a escritora Conceição Evaristo, é autora de seis livros que descrevem a realidade dos negros descendentes de escravos que vivem em favelas no Brasil.

Segundo ela mesma declarou " Escrever a história dos meus antepassados negros afrodescendentes  de escravos é uma forma de expurgar a dor".

Cresceu rodeada de palavras,embora não oriunda de uma família de letrados. Vivendo na favela Pindura a Saia, na periferia de Belo Horizonte, seus familiares tinham o hábito  de se reunirem no final do dia para contação de histórias e contos.

Na década de 1970 mudou-se para para o Rio de Janeiro, depois que a área onde vivia fora desapropriada pela Prefeitura Mineira.Entrevistada pela Revista Claúdia   relatou que " A pobreza que sofríamos materialmente, era compensada pelo afeto e aconchego familiar."

O livro de Carolina de Jesus " Quarto de Despejo ", teve uma influência decisiva em sua carreira literária. Atuando como professora no Rio de Janeiro, escreveu seu primeiro romance em 1988, intitulado  "Becos da Memória".

Ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti em 2015, com o livro " Olhos D´Agua ", obra poética.

Atualmente Conceição é Mestre e Doutora em Literatura Brasileira e Comparada pela PUC-RJ.

Em 2017 fez parte da programação da Feira Literária Internacional, da cidade fluminense de Paraty. 

Na área cultural do Banco Itaú esteve em cartaz com a mostra " Ocupação Conceição Evaristo", que trata da obra literária da Dra. Conceição Evaristo.

domingo, julho 10, 2022

LIÇÕES DE UM NOTÁRIO: CARLOS LUIZ POISL

 EM TESTEMUNHO DA VERDADE  é o título do livro publicado pela editora de Sérgio Antonio Fabris, de Porto Alegre, em 2006.  O autor é o conceituado titular de Cartório Notarial aposentado, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Na obra literária, o autor descreve em capítulos interessantes episódios relativos à trajetória Notarial Brasileira.

Podemos resumir os temas desenvolvidos pelo autor\;

1. O Problema Capital do Notariado Brasileiro.

2. Noções de Tipos de Notariado.

3. Princípios Fundamentais do Sistema de Notariado LATINO.

4. Função  Notarial.

5. Vantagens da Escritura Pública.

6. Noções de Fé Pública Notarial.

7. Tabelião e a  Doação.

8.  Testamento Público.

9.  Protesto como Função Notarial.

10. Entendendo o Notariado Brasileiro.

De acordo com o atual titular do 1º Cartório Notarial de Novo Hamburgo, RS,  o Bacharel em Direito Dr.  José Flávio Bueno Fischer: " O Colégio Notarial do Brasil orgulha-se em propiciar à comunidade jurídica, especialmente à notarial, mais uma obra do mestre maior do notariado brasileiro, Tabelião Carlos Luiz Poisl, incansável lutador de nossa causa e exemplo a ser seguido por todos nós."

 

domingo, junho 26, 2022

MUSEU DA PESSOA, de KAREN WORCMAN

 A historiadora Karen Worcman é descendente de família judaica, originária da Europa e que tem se dedicado ativamente nos estudos da história das famílias e das pessoas.

Karen é a fundadora do  Museu da Pessoa, um acervo virtual que coletou mais de 20 mil depoimentos de vida de pessoas e famílias.

Em depoimento à Revista Cláudia ela disse "A vida de cada indivíduo é não só uma experiência pessoal mas também histórica, na medida que está inserida no tempo".

O Museu está localizado em São Paulo, numa pequena casa entre os bairros da Vila Madalena e Alto de Pinheiros. Desse acervo fazem parte em torno de 20 mil depoimentos de pessoas, na maioria são anônimos.

Visitantes também podem criar galerias temáticas, fazendo-se de curadores, tudo isso aberto ao público em geral.

Destacamos a realização de Karen feita no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de uma exposição sobre a imigração judaica em 1990. No ano seguinte Karen levou essa exposição para São Paulo e foi a  que ocasionou a realização do MUSEU DA PESSOA.  

quinta-feira, junho 23, 2022

CACIQUE PEQUENA: A CHEFE DA ALDEIA

Na aldeia da comunidade de etnia kanindé jenipapo, localizada em Aquiraz, a 30 quilômetros de Fortaleza, o Cacique Teodorico veio a falecer, e com isso, a aldeia ficou sem chefe.

Nessas circunstâncias  a aldeia sempre foi comandada por homens, em virtude de uma tradição: Para a civilização branca era sempre assim que funcionava: Os homens guerreiam e caçam e as mulheres dos afazeres domésticos e da prole. Uma tradição machista.

 Com a morte de Teodorico em 1990, a aldeia resolveu escolher uma mulher para chefiar o grupo: PEQUENA, a primeira mulher a comandar uma aldeia indígena no Brasil.

De acordo com palavras de Pequena " Logo de cara eu não aceitei, mas a voz do povo é a voz do deus Tupã. Não poderia ficar contra ela."

Sua primeira missão foi reunir-se com as demais lideranças indígenas na Capital Mineira, Belo Horizonte e Brasília. Numa sala com 40 caciques ela foi impedida de trabalhar: "Disseram que mulher só serve para o fogão  e a cama, não tínhamos a potência do homem"! Falou Pequena.

Sem medo e com muita coragem, pediu a palavra e disse: "Vocês homens , de onde vieram? Eu sei que não foram feitos do vento e nem saíram da casca de um ovo." "Vieram de uma mulher que teve fôrça para parir vocês. A mãe de vocês aguentou 9 meses de sopapos no ventre e agora merece um xingamento desses? Sim, porque o que vocês estão dizendo é sobre todas as mulheres, não apenas sobre mim". "Se acha que só servimos para cama e fogão, estão dizendo isso sobre a mãe de vocês. Pois eu vou falar uma coisa: mulher não nasceu só para isso. Nascemos para ser alguém na vida. Se eu estou aqui éporque meu povo me escolheu."

" Na minha aldeia tem homens.Tem jovens adolescentes, crianças. Mas eles escolheram a mim. E eu mereço respeito." 

Desde bem jovem ela destacou-se na cultura indígena, pela propriedade da terra onde vive seu povo. Finalmente depois de 30 anos decidiu gravar músicas de sua composição para divulgar a todos a cultura indígena.

Em 2016 Cacique Pequena lançou "Beleza da Vida", no Centro de Artes e Cultura  Dragão do Mar, na Capital  do Ceará, a cidade de Fortaleza.

Em 2017, a Revista CLAUDIA, escolheu no Projeto 22º Prêmio, na categoria Cultura a Cacique Pequena, 72 anos, chefe da aldeia jenipapo kanindé, de Aquiraz, a 30 km de Fortaleza, Ceará.




BRASIL, SÉCULO IXI, PALCO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

 O Imperador Dom Pedro Iº, tinha vontade de colonizar a região sul do Brasil muito pouco explorada, pelas enormes dificuldades de acesso, tanto por terra como pelo litoral.

Essa região sul, fazia fronteira com as terras da colonização espanhola o que podia ocorrer eventual invasão dos vizinhos castelhanos. O Imperador não podia incentivar colonizição na região sul de espanhóis, e nem de franceses e holandeses, pois eles já tinham invadido regiões do Brasil, declarando-se proprietários delas. Os holandeses por exemplo dominaram a região de Pernambuco por maia de 20 anos. Os portugueses não podiam ser os próximos colonos, pois o Brasil tinha se emancipado de Portugal há pouco tempo.

Como a Imperatriz Dona Leopoldina Von Habsburg era descendente de alemães, o Imperador decidiu convidar imigrantes alemães. Esses eram voltados para a vida militar, eram considerados os melhores cavaleiros e soldados ordeiros, determinados e muy valentes. 

Os alemães eram considerados os melhores guardiões de nossas fronteiras, pois participaram de uma enorme quantidade de guerras, conflitos e revoluções.

O governo do Brasil dava aos imigrantes toda espécie de vantagem sem ônus de espécie alguma: passagens gratuitas, cidadania brasileira, propriedade legal de terras  livres e desempedidas, material de trabalho e animais, liberdade de culto, isenção de impostos, suprimentos de primeiras necessidades.

O Imperador Dom Pedro I contratou o Major Anton  von Schaefer para dirigir um programa de divulgação  do Brasil na Alemanha e trazer os possíveis imigrantes.

Os primeiros imigrantes trazidos por Schaefer foram militares. Ele ganhava muito dinheiro. Todos se beneficiavam, a Alemanha se livrava do excesso de população que não conseguia manter, os imigrantes alemães no Brasil passavam a ser proprietários de colônias e oferecendo um futuro para seus familiares e seus descendentes.

Assim começou a vinda dos colonizadores alemães no Brasil.

segunda-feira, junho 20, 2022

TRABALHO INFANTIL ROUBA A INFÂNCIA

 Na cidade de Novo Hamburgo, RS, temos bons exemplos de atuação do Serviço Público, embora tenhamos que lamentar alguns raros casos de desvios da verdadeira conduta de servidores: locais, como vereador que espanca a mulher ou faz "rachadinha" de salários de funcionários ou Ministro do Supremo que viaja ao exterior em jatinho particular de empresário que é investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público .

Felizmente, temos a satisfação de constatar que a maioria das pessoas é correta e honesta.

Mas vamos ao que nos interessa nesta crônica: o trabalho do Conselho tutelar de Novo Hamburgo, RS: Dia 12 de junho assinala o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, desde 2012 essa data marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

Circulando pela cidade tive a satisfação de conhecer Conselheiras em plena avenida Pedro Adams Filho, distribuindo folhetos e jornais tratando do tema do trabalho infantil. De acordo com essas pessoas "Para erradicar o trabalho infantil  é preciso seriedade,  compromisso de todo mundo."

Em 2012 o Brasil se comprometeu junto à Organização Mundial do Trabalho(OIT), a erradicar até o fim de 2015 as piores formas de trabalho infantil( o que até não aconteceu).

As várias atividades de trabalho infantil que devem ser eliminadas estão  nos lixões, na agricultura, no comércio informal urbano, nas lides domésticas e na produção familiar dentro de casa, na exploração comercial sexual de crianças e adolescentes e tráfico de drogas.

O Brasil ainda se propôs a eliminar até 2020 as demais formas de trabalho infantil( outro fracasso).

O PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) oferece a garantia de sobrevivência  das famílias com sua integração ao Programa Bolsa-Família. Nesse caso as famílias participam de atividades sócio-educativas e de convivência, referentes à saúde e educação, como a melhoria na frequência e no desempenho das crianças e adolescentes em cursos e escolas.

Para conhecer, ou denunciar casos de trabalho infantil, basta falar com o Conselho Tutelar ou Secretaria Municipal de Assistência Social. 

 Concluindo: o trabalho infantil não traz benefícios, ao contrário, atrapalha o desenvolvimento de crianças  e adolescentes, prejuízos à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.


 

terça-feira, junho 14, 2022

IMIGRANTES ALEMÃES EM SÃO LEOPOLDO, RS, em 1824

  Os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Rio Grande Sul, se estabeleceram às margens do Rio do Sinos, São Leopoldo. A casa que serviu de residência inicial era localizada na Fazenda da Real Feitoria da  Linha  Cânhamo, cujos dados dessa residência e fazenda foram registrados no período entre 1788 e 1884.

De acordo com pesquisas de Felipe Kuhn Braun e June K.C.Kruguer o proprietário da Fazenda era o diretor da colônia que mais tarde seria condecorado pelo Império com o título de Visconde de São Leopoldo.

O Visconde era um homem de caráter íntegro, ficando encarregado de preparar e administrar a região para a chegada dos alemães.Ele conhecia uma região situada em local mais alto, distante dos banhados próximos do Rio dos Sinos, ideal para instalação das primeiras famílias.

Foram levados para a região o coronel engenheiro João Bento Alves Porto e o inspetor de terras, para ser traçada a planta da futura colônia. Juntos eles edificaram uma cruz no local indicado pelo Visconde. No entanto, por desavenças entre os líderes portugueses o local definido passou a ser bem próximo do Rio, já que um dos administradores da colônia era proprietário dessas terras  e amigo pessoal do Imperador Dom Pedro I.

O português muy malandro, superfaturou o valor  dessas terras vendendo-as por preços bem acima do mercado. O Visconde ficou contrariado, pois estava preocupado com a população que ali se instalaria e já era explorada pelo proprietário português ganancioso. Ainda em 1824, um ano antes da chegada dos Schmitt, a área ficou totalmente inundada pelo Rio dos Sinos, dando lugar àquela que seria a primeira de tantas enchentes que viriam a assolar a região.

Quando aconteciam essas fortes chuvas metade da população já estava debaixo d´agua, de acordo com relatórios feitos pelo Visconde mais tarde.

A Revista MUNDO ESPORTIVO, tem dedicado especial atenção cultural, oferecendo oportunidade de publicação de textos relativos à  chegada dos primeiros imigrantes alemães à Região de São Leopoldo, cujos 200 anos serão celebrados festivamente em 2024.

 

sexta-feira, março 25, 2022

RITOS DO CORPO - BUSCA DOS HUMANOS PELA BELEZA

  Diferentemente dos animais que vivem por instinto de sobrevivência e para se reproduzir, os seres humanos são guiados e criadores da cultura.

Cultura é um sistema social onde a humanidade em geral, e os governos estabelecem o que é certo e o que é errado.

Nem todos são iguais, portanto, cada grupo ou sociedade estabelece o que é bonito ou feio, correto ou errado, bom ou mau. Não existe uma regra única e básica para toda a humanidade, cada cultura estabelece  seus critérios.

Um exemplo clássico citado por todos autores que estudam cultura é o do povo chinês; Arrotar após as refeições é um sinal obrigatório de que a refeição estava ótima. Já na cultura ocidental é um sinal de falta de educação.

As aparências e o modo de vestir ou caminhar sempre foram preocupação para a situação do corpo humano. Para tanto as pessoas de um modo geral tem utilizado a medicina como formula adequada para eventuais dificuldades físicas e de aparência corporal.

A medicina tem sido o veículo e o sistema para correção de defeitos e realização do ideal de beleza. A medicina utiliza vários métodos e técnicas cinérgicas: raspagem óssea, lipoaspiração, implantes de silicone, retiradas de gorduras da própria pessoa, levam ao desejo de uma nova aparência, satisfazendo o ego humano.

A maquiagem toma um importante lugar, principalmente com as mulheres, pois ocasiona uma melhor aparência nos olhos e nos lábios.

O SENAC nacional vem desenvolvendo belas publicações através de seu corpo editorial e de moda e saúde, procurando atender os seres humanos no bem estar do corpo.

O livro RITOS DO CORPO é coordenado por Lorelai Cury, Lourdes Hargreaves e Máslova  Valença. Elas merecem nossa atenção, interesse e leitura de seus ótimos trabalhos.




 

sábado, março 19, 2022

100 ANOS DE ARTE MODERNA

 Em 1922, a cidade do Rio de Janeiro era a Capital do Brasil. No entanto o grande centro cultural e econômico do País era São Paulo.

Entre 11e 17 de fevereiro, em São Paulo, ocorreu a Semana de Arte Moderna com vários eventos nas mais variadas expressões da arte e da cultura.

Artistas Plásticos  e  Escritores  do País estiveram presentes atuando em eventos que atraíram e receberam a atenção das autoridades , dos meios de comunicação e do público em geral.

Nas artes plásticas destacamos as mostras de John Graz, Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Yan de Almeida Prado  e  Victor Brecheret.

Fizeram parte dessa Semana de Arte Moderna os escritores: Mário de Andrade e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida Prado e Ronald de Carvalho, dentre outros.

As apresentações receberam aplausos e vaias .

Na área musical estiveram presentes Guiomar Novaes, Heitor Villa Lobos, Maria Emma, Paulina D´Ambrósio, além de grupos corais. 

Destacamos o triste episódio ocasionado por Monteiro Lobato, memorável criador dos belos personagens do Sítio do Pica-Pau amarelo. Lamentàvelmente Lobato foi muito infeliz manifestando sua contrariedade à Semana, de modo particular os trabalhos de Anita Malfatti com teorias efêmeras, anormalidade da natureza, estrela cadente imitando as estravagâncias de Picasso e congêneres.

 Apesar de retrógrados como Lobato, a Semana de Arte Moderna de 1922 foi um sucesso ocasionando, nas anos seguintes, a publicação de livros, revistas, como a Paulicéia Desvairada, a revista futurista KLAXON, experiências literárias muy interessantes.

Em 1828, a Revista Antropofagia, de Oswald de Andrade, liderou um movimento modernista radical.

Por outro lado, juntaram-se à Lobato outros conservadores reacionários como Plínio Salgado, fundador do Integralismo, de inspiração nazi-fascista, Cassiano Ricardo e estranhamente também Menoti Del Picchia.

Líderes da modernidade literária do Brasil foram e serão eternos José Oswald de Souza Andrade e Mário Raul de Morais Andrade.

 

 

 

 

quarta-feira, março 16, 2022

DANTE ALIGHIERI - ITÁLIA ETERNA

 Em 2021 comemoramos os 700 anos de falecimento de DANTE ALIGHIERI, poeta internacionalmente reconhecido e considerado o fundador da Literatura Italiana.

Dante Alighieri pode ser considerado e responsável pela inspiração de poetas, músicos, escritores, filósofos, enfim, tudo e todos que tem algo a ver com os vários ramos da cultura universal.

Em sua vida, Dante foi militar, político humanista, brilhou em Florença num período muito difícil para o humanismo e a cultura.      Ele foi uma verdadeira Enciclopédia Humana, um estudioso incansável: ele decorou a ENEIDA em Latim.

Foi  um mestre incomparável em história, geometria, matemática, filosofia e teologia.

Na sua obra máxima, a DIVINA COMÉDIA , por exemplo, ele descreve a movimentação dos astros em rara linguagem criada.

Na condição de militar foi um guerreiro corajoso e audaz cavalgando vestido com pesada armadura e espada, lutou na famosa Batalha de    Campaldino,  junto com seus compatriotas florentinos. Na política chegou ao cargo máximo de prior da cidade. Essa atividade política causou a Dante o exílio, quando escreveu a Divina Comédia, viajando de cidade a cidade. Essa obra já foi traduzida em mais de 60 idiomas em todo mundo.

A escritora Annalisa Cangelosi, publicou extenso artigo em Líder, editada por Ontopsicológica Editora Líder, de S.João do Polésine, RS. Vale a pena saber mais e ler a esse respeito.


domingo, janeiro 23, 2022

TRAMANDAÍ CIDADE DO BARULHO

  Tramandaí é uma destacada cidade litorânea do Estado do Rio Grande do Sul. Fica a uma distância de uma hora de carro pela Freeway, da capital Porto Alegre.

De 5 irmãos, sou o último remanescente em Tramandaí, onde possuo uma bela propriedade próxima do Centro da cidade. É um município com ótima infraestrutura viária. Possue uma grande e variada rede de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. A saúde e o bem estar da população tem sido atendidos por Hospital, clínicas especializadas da saúde e tecnologia avançada. 

A população fixa é de gente ordeira, trabalhadora e afável. Destaco principalmente as famílias de pescadores: gentís,atenciosos  e prestativos. Agora, os veranistas estão compostos por todo tipo de gente, diria dos melhores aos eventuais piores. Esses últimos são barulhentos, festeiros, costumam permanecer apenas alguns dias, normalmente chegam em excursões fretadas.

Os serviços variados, desde a coleta de lixo, muito bem organizada, até lavagem e higienizam de carros atendem bem a comunidade. Destaco um ponto negativo apenas um desses serviços chamados por um nome sofisticado de estética automotiva e que funciona próxima à minha residência: em vários momentos somos obrigados a ouvir músicas de som de extremo mau gosto, tivemos que solicitar baixarem o volume.

O Prefeito Municipal de Tramandaí em muito boa hora, decretou lockdown na passagem do ano 2021-2022, sendo muito bem atendido pelo comércio e serviços, bem como a população. Lamentàvelmente um grupo de desordeiros, próximo a um camping da Av.Siqueira Campos, soltou foguetes e tocou música brega até a madrugada, não houve maneira alguma de conter esses baderneiros.

 Felizmente a população, comércio, serviços e demais, atenderam o Prefeito e respeitaram o silêncio e ordem necessários nessa época triste de pandemia do corona vírus19.