Festa dos Colonos, celebrada todos os anos no dia 25 de julho, é uma comemoração alusiva ao exemplar trabalho dos nossos colonos na produção dos mais variados produtos agrícolas que servem para alimentar a população brasileira e mesmo estrangeira.
Conforme cita a Escritora gaúcha, que se comunica em alemão e português: " Antigamente, os colonos eram motivo de gozação, deboche, hoje, não é mais poupado dinheiro com a educação eles investem nos filhos que buscam seus sonhos nas faculdades e caminham com as novas propostas que surgem.
Desta maneira os filhos também trazem tecnologias para a agricultura, se a proposta é se especializar em agronomia e cursos similares."
A vida social continua mesma: jogo de cartas, festa conhecida como kerb, desfiles comemorativos, comida típica e bebidas caseiras.
As novas tecnologias também trouxeram novidade dos equipamentos de trabalho. A foice e a enxada agora deram lugar aos tratores e arados de porte para pequenas, médias e grandes propriedades oferecendo melhores condições na execução das mais variadas tarefas. Com isso há maior conforto e maior rapidez, com resultados altamente produtivos e econômicos.
Para a nossa escritora Pronilda: "O nosso sustento vem do colono não podemos nos esquecer disso: Se ele não produz não temos o que comer"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário