Esse livro de Dario Dall' Agnol, relata as origens e os dias atuais da cidade Fastro, Comune D' Arsié no limite Lombardo Veneto Italiano.
Traduzio alguns trechos e citações para o português: A região do Sul do Brasil onde estão localizados os imigrantes italianos e seus descendentes é muito parecida com o interior montanhoso e florestal da Itália. As regiões baixas e litorâneas foram habitada pelos portugueses e alemães que também ocuparam os Vales do Sinos e Caí.
A partir de 1995 foi iniciado um intercâmbio entre os italianos que vieram em delegação ao Brasil e em retribuição os descendentes italianos no Brasil foram à Fastro.
Para Dario foi reconfortante verificar que os brasileiros ainda falam o tradicional dialeto veneto e assim fica perfeita a bem audível a comunicação entre italianos e brasileiros.
A economia gaúcha é muito boa, graças aos imigrantes e descendentes de italianos e alemães.As cidades são belas e limpas, com suas casas bem cuidadas, em alguns casos imitando as casas de pedra italianas e o enxaimel alemão.
Os descendentes italianos e alemães, passaram nos últimos anos a colonizar Santa Catarina, Paraná e o centro-oeste e norte do Brasil.
A colaboração entre os descendentes brasileiros e italianos permitiu a colocação de estátuas de Fé e Esperança, nos ninhos localizados na fachada da Paróquia de Nossa Senhora de Fastro. A terceira virtude da Caridade, segundo os antigos, não deve ser representada, deve sempre estar viva e presente no meio dos fiéis.
Meu irmão engenheiro Egídio Dall´Agnol, além de escrever livros sobre Fastro e cultura italiana, criou a Associação dos descendentes e lidera as viagens de intercâmbio das famílias. Se alguém tiver interesse em associar-se ou participar das viagens de intercâmbio pode contatar o Egídio.
Fastro e la sua Storia é uma publicação da Ergon Edizioni, Porta Santa Lucia, 158,Vicenza, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário