Natural de Minas Gerais, a escritora Conceição Evaristo, é autora de seis livros que descrevem a realidade dos negros descendentes de escravos que vivem em favelas no Brasil.
Segundo ela mesma declarou " Escrever a história dos meus antepassados negros afrodescendentes de escravos é uma forma de expurgar a dor".
Cresceu rodeada de palavras,embora não oriunda de uma família de letrados. Vivendo na favela Pindura a Saia, na periferia de Belo Horizonte, seus familiares tinham o hábito de se reunirem no final do dia para contação de histórias e contos.
Na década de 1970 mudou-se para para o Rio de Janeiro, depois que a área onde vivia fora desapropriada pela Prefeitura Mineira.Entrevistada pela Revista Claúdia relatou que " A pobreza que sofríamos materialmente, era compensada pelo afeto e aconchego familiar."
O livro de Carolina de Jesus " Quarto de Despejo ", teve uma influência decisiva em sua carreira literária. Atuando como professora no Rio de Janeiro, escreveu seu primeiro romance em 1988, intitulado "Becos da Memória".
Ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti em 2015, com o livro " Olhos D´Agua ", obra poética.
Atualmente Conceição é Mestre e Doutora em Literatura Brasileira e Comparada pela PUC-RJ.
Em 2017 fez parte da programação da Feira Literária Internacional, da cidade fluminense de Paraty.
Na área cultural do Banco Itaú esteve em cartaz com a mostra " Ocupação Conceição Evaristo", que trata da obra literária da Dra. Conceição Evaristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário