Anualmente, no mês de agosto, a comunidade científica e cultural brasileira, festeja a valorização da cultura e história do Brasil.
O dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural é comemorado em 17 de agosto. Nessa data nasceu Rodrigo de Melo Franco de Andrade.
Rodrigo foi o fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN ), e foi seu Diretor por 30 anos, consolidando o esforço nacional para a preservar, recuperar e restaurar e manter vivos todos os símbolos da nacionalidade.
Caracterizam nosso patrimônio cultural:
Os espaços onde vivemos, a rua, as casas, os rios e lagos, os monumentos, as festas tradicionais, os pratos e comidas típicas da região e do Estado, as danças e músicas que refletem a memória de nosso povo. Também colecionamos as histórias e lendas, que são contadas verbalmente ou por escrito de geração em geração.
A obra humana permanece, embora a gente venha a passar, ela deve ser preservada. Construímos o futuro e preservamos o patrimônio histórico e cultural do passado, para as novas gerações e a nacionalidade.
De modo especial, no Estado do Rio Grande do Sul o Governo do Estado decretou em 2019, esse dia de agosto como o Dia do Patrimônio Histórico Estadual, comemorado no terceiro final de semana de agosto,
Nenhum comentário:
Postar um comentário