terça-feira, junho 14, 2022

IMIGRANTES ALEMÃES EM SÃO LEOPOLDO, RS, em 1824

  Os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Rio Grande Sul, se estabeleceram às margens do Rio do Sinos, São Leopoldo. A casa que serviu de residência inicial era localizada na Fazenda da Real Feitoria da  Linha  Cânhamo, cujos dados dessa residência e fazenda foram registrados no período entre 1788 e 1884.

De acordo com pesquisas de Felipe Kuhn Braun e June K.C.Kruguer o proprietário da Fazenda era o diretor da colônia que mais tarde seria condecorado pelo Império com o título de Visconde de São Leopoldo.

O Visconde era um homem de caráter íntegro, ficando encarregado de preparar e administrar a região para a chegada dos alemães.Ele conhecia uma região situada em local mais alto, distante dos banhados próximos do Rio dos Sinos, ideal para instalação das primeiras famílias.

Foram levados para a região o coronel engenheiro João Bento Alves Porto e o inspetor de terras, para ser traçada a planta da futura colônia. Juntos eles edificaram uma cruz no local indicado pelo Visconde. No entanto, por desavenças entre os líderes portugueses o local definido passou a ser bem próximo do Rio, já que um dos administradores da colônia era proprietário dessas terras  e amigo pessoal do Imperador Dom Pedro I.

O português muy malandro, superfaturou o valor  dessas terras vendendo-as por preços bem acima do mercado. O Visconde ficou contrariado, pois estava preocupado com a população que ali se instalaria e já era explorada pelo proprietário português ganancioso. Ainda em 1824, um ano antes da chegada dos Schmitt, a área ficou totalmente inundada pelo Rio dos Sinos, dando lugar àquela que seria a primeira de tantas enchentes que viriam a assolar a região.

Quando aconteciam essas fortes chuvas metade da população já estava debaixo d´agua, de acordo com relatórios feitos pelo Visconde mais tarde.

A Revista MUNDO ESPORTIVO, tem dedicado especial atenção cultural, oferecendo oportunidade de publicação de textos relativos à  chegada dos primeiros imigrantes alemães à Região de São Leopoldo, cujos 200 anos serão celebrados festivamente em 2024.

 

Nenhum comentário: