A Associação Nacional dos Professores de Hisória-Seção do Rio Grande do Sul, publicou as conferências, cursos e estudos , realizados em seu XXI Simpósio Nacional, com 6.000 participantes, na Universidade do Vale do Rio do Sinos-UNISINOS.
A edição da ANPHRS e Editora OIKOS, de São Leopoldo, Rs, foi organizada e revisada pelas Mestras Ana Paula Korndörfer e Marluza Marques Harres.
De acordo com os editores, "Onde não há documentos não há história", segundo os Doutores Charles Langlois e Charles Seignobos, mestres da chamada história tradicional, da qual são considerados pais fundadores.
Para o Professor Bento Bisso Schmidt, Presidente da ANPUH-RS "Claro está que a concepção daquilo que se entende por documento também se alterou profundamente, passando a incluir todos os vestígios da experiência humana, os quais só se tornam fontes quando submetidos ao "questionário" do historiador. Na reflexão sobre tais vestígios duas questões ganharão relevância: os desafios teóricos, metodológicos e técnicos implicados na pesquisa com diferentes tipos de fontes e a situação, as possibilidades e os e os problemas dos acervos que abrigam suas fontes".
´Foi sem dúvida alguma um Simpósio de relevante importância para a cultura nacional, mais uma vez patrocinado pela Universidade, sede principal de preservação dos valores da história e da democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário