Durante as comemorações de 2021, relativas aos estudos e propósitos de desenvolver maior visibilidade à Cultura Negra, dois nomes de cidadãos de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, devem ser lembrados e honrados: CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA e SEBASTIÃO FLORES.
Carlos Alberto de Oliveira é um dos melhores representantes da arte popular "Naif". Seu trabalho é um retrato da cultura popular de sua cidade e região.
Desde jovem participou de movimentos culturais como por exemplo o grupo da Casa Velha, em Hamburgo Velho, nos anos setenta. No ano de 1996 recebeu Menção Honrosa em Piracicaba, São Paulo, durante a Bienal Naif do Brasil.
Até 2013, quando foi aposentado como funcionário da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, atuou no Atelier Público Municipal.
A Lei Municipal 27112014, modificou o espaço da Secretaria da Cultura em Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira. No Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão do Centro, foi instituído um Memorial em homenagem a Carlão.
Sebastião Flores foi um dos mais importantes nomes do Carnaval Gaúcho.
Ele presidiu por 38 anos a Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel. Foi um dos líderes na luta contra a discriminação racial. Em virtude de seu trabalho em defesa da cultura negra recebeu um Prêmio da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Esse prêmio tem por objetivo homenagear pessoas e entidades públicas ou privadas que lutam em defesa das pessoas de raça negra e combate ao racismo.
O Memorial Sebastião Flores localizado na Sede da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel é resultado de trabalho exaustivo de coleta realizado por Sebastião Flores.
Está de parabéns toda a comunidade hamburguense , gaúcha e brasileira que defende a liberdade e igualdade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário