Com o subtítulo de "INFLEXÕES FILOSÓFICAS", esse interessante livro de filosofia, política e direito, é uma publicação da Editora Nova Harmonia, de São Leopoldo, RS.
Foi organizado por Jasson da Silva Martins, com a apresentação do Dr. Inácio Helfer, da Universidade do Rio do Sinos-UNISINOS. Mereceu a contribuição de expressivos autores do Brasil, América Central e do Sul, e da Europa, especialmente da Alemanha.
Conforme disse o Dr. Inácio Helfer, "Os autores abordam com acuidade temas e pensadores clássicos, destrinchando concepções, muitas vezes difíceis, numa linguagem acessível e sem perda de robustez argumentativa. Sua leitura é de grande valia."
Na primeira parte do trabalho são apresentadas as questões da ÉTICA.
Na segunda parte são analisados os problemas da POLÍTICA.
Finalmente, na terceira parte, vem por último o estudo da POLÍTICA.
André Luiz Olivier da Silva estuda "da obrigatoriedade das promessas: considerações sobre os vínculos morais e políticos", inspirado nos pensamentos de Hobbes e Hume.
Na segunda parte, por exemplo, Ana Paula Monteiro dos Reis, vem analisando as acepções de "bem" e a política de Aristóteles.
Na terceira parte cito como exemplos Adelaide Bersch Boff que estudou "da norma à vida: a violenta padronização do ethos." Anarita Araújo da Silveira olha o "princípio da dignidade humana e hermenêutica:conversando sobre filosofia com o jurista". Sílvio Luís Evangelista Bastos realiza seus estudos sobre "uma perspectiva de inclusão na sociedade moderna segundo a teoria de justiça e eqüidade".
Realmente, é um conjunto de estudos e temas de importante realidade, para serem analisados em nossos dias, tumultuados de forma incisiva pela pandemia de Covid19 que atinge impiedosamente as nações do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário