A História da Propaganda no Brasil recebeu uma interessante publicação da Editora da Universidade FEEVALE, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
"História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil" é o título do Livro, organizado pelos mestres da Universidade Feevale Maria Berenice Machado, Adolpho Queiroz e Denise Castilhos de Araújo, publicado em sua edição de 2008.
No prefácio já estão colocadas de forma bem objetiva as evidências desse trabalho:
"O jornalismo e a propaganda no Brasil são filhos bastardos de D.João VI. O primeiro nasce surdo-mudo, sem direito de ouvir e de falar. A segunda cresce aleijada, condenada a delatar os escravos fugidos.
Esta caricatura bem reflete o estado de indigência que marcou o desenvolvimento da mídia brasileira, determinado por fatores sócio-culturais que estão fincados nas raízes da nossa sociedade colonial."
Os Grupos de História da Mídia, constituídos pela Rede Alfredo de Carvalho, fizeram esse resgate da trajetória histórica desses acontecimentos no panorama de nosso país.
Ao complementar o Prefácio do livro, o Dr. José Marques de Mello, Presidente-fundador da Rede Alcar disse:
"Ao prefaciar essa obra, tenho o orgulho de ver cumprida a meta inicial da Rede Alfredo de Carvalho, qual seja, retirar a História da Mídia da penumbra a que estava condenada na academia nacional."
Essa é uma leitura obrigatória para a comunidade acadêmica e curiosos interessados na História e na Memória da Propaganda no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário