Os símbolos do Natal podem ser classificados ou explicados de várias maneiras: por épocas de ocorrência, por religião, por estação do ano ou região no planeta terra.
1.PRESENTES EMBAIXO DA ÁRVORE DE NATAL
Esse costume foi criado inicialmente de uma forma interessante:
A Rainha Elizabeth I no século XVI, pediu aos seus súditos que colocassem os presentes de NATAL, a ela endereçados, embaixo de uma grande árvore nos jardins de seu palácio residencial. Com o passar do tempo as populações tomaram o hábito de colocar presentes de Natal embaixo das árvores natalinas em suas casas.
2.PRESÉPIO DE NATAL
Foi instituído por São Francisco de Assis no século 13 , é uma das maiores lembranças dos cristãos no período de Natal. Foi criado para representar o nascimento do menino Jesus. A palavra presépio vem do hebraico e significa a manjedoura dos animais. Era o nome dado ao estábulo ou mesmo o lugar onde os animais nasciam. Esse lugar foi escolhido por José e Maria porque não conseguiram um local de hospedaria por onde haviam passado. A cena do presépio é caracterizada pela Santa Família na manjedoura cercada de vários animais.
3.ESTRELA DE NATAL
A estrela de natal fica no topo da árvore e em várias outras decorações natalinas. Ela representa a estrela cadente que foi seguida de forma milagrosa pelos três Reis Magos que aparecem junto à manjedoura reclinados em respeito ao menino Jesus. Segundo a tradição eles vieram do oriente pelo deserto e trouxeram ricas oferendas: ouro, incenso e mirra, consideradas muito valiosas.
A estrela pode representar também o céu de Belém, onde Jesus nasceu.
ÁRVORE DE NATAL
Em comemoração ao solstício de inverno,os cristãos tinham por hábito enfeitar o pinheiro, uma árvore muito forte que no clima frio mantém, assim mesmo, suas folhas verdes.
Com o tempo os cristãos começaram a trazem árvore para dentro de casa, sendo enfeitadas para representar a vinda de bons tempos e boas temperaturas. Isso passou a ser também um símbolo do Natal.
PAPAI NOEL
É um personagem contraditório para alguns, foi tomado como símbolo de um refrigerante de origem americana. A identidade do bom velhinho é originada na Turquia do século IV. É do padroeiro da Grécia, Rússia e Noruega: SÃO NICOLAU. Originalmente foi o Bispo Nicolau Taumaturgo que ajudava as famílias necessitadas colocando moedas nas janelas ou nas chaminés de suas pobres casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário