A finalidade de uma enciclopédia não é em princípio ser composta de vários volumes, inúmeros verbetes e definições.
A primeira finalidade pode ser um apanhado científico de conhecimentos para especialistas e mesmo para leigos que tenham curiosidade ou interesse na pedagogia. Pode também servir de estudo de conhecimentos pedagógicos num determinado tempo e que tenham um valor histórico.
Os objetos de conhecimento de uma enciclopédia podem ser gerais ou mais específicos, destinados a uma área do conhecimento como a educação. Outros, por sua vez, mais genéricos da nacionalidade ou até mesmo internacionais.
No que diz respeito à autoria das enciclopédias, elas podem ser escritas por vários autores de um mesmo país, ou mesmo por autores de vários países, dependendo da extensão, de seus objetivos e finalidades.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do RS e a Rede Sulbrasileira da Educação Superior publicaram a ENCICLOPÉDIA DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA.
A autoria é de uma Comissão Organizadora formada por:
Marília da Costa Morosini-Presidente, da ULBRA/UFRGS, Marlene Correro Grillo - PUC/RS, Maria Estela Dai Pai Franco - UFRGS, Maria Isabel da Cunha - UNISINOS, Sílvia Maria de Aguiar Isaia - UFSM
A especialista Nágila Caporlíngua Giesta afirma sobre o tema em questão: " A edificação de uma pedagogia universitária requer uma atividade social e política qualificada e comprometida com a formação do homem, do profissional, do cidadão."
O livro ainda tem em torno de 200 páginas que tratam da Natureza e Construção de um Glossário e Verbetes.
Um expressivo número de professores universitários e educadores especialistas também registraram nesse livro, suas contribuições valiosas.
É sem dúvida alguma um dos melhores trabalhos publicados nesse gênero, em língua portuguesa, vale a pena ser conhecido, lido e divulgado.
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