domingo, dezembro 26, 2021

MENSAGEM DE NATAL DO REI DE ESPANHA em 2021

 LÍDER  autêntico e democrático, o Rei de Espanha Felipe de Bourbon e Grécia, nascido em 30 de janeiro de 1968 realizou um emotivo e consistente manifesto em sua MENSAGEM  DE NATAL.

Logo no início de sua fala registrou seu apoio e solidariedade à população e autoridades da ILHA DE LA PALMA, uma das ilhas Canárias, duramente atingida pelo Vulcão da Montanha Cumbre Vieja.

Em erupção há 87 dias, as enormes explosões de lavas derretidas em chamas, arrasaram grande parte da ilha. Foram atingidas milhares de residências, locais e prédios de órgãos públicos. As enormes plantações de bananas, em grande parte servindo a economia da ilha para exportação, foram severamente atingidas, bem como videiras, hortifrutigranjeiros sofreram muito.

O pronto atendimento das autoridades, salvou a população. O Primeiro Ministro Pedro Sanches, o Rei Felipe e sua Esposa Dona Letícia Ortiz, se fizeram presentes mais de uma vez nos locais, prestando seu apoio e oferecendo solidariedade. Uma grande quantia de recursos financeiros serão destinados à La Palma.

O Rei Felipe também foi muito feliz ao registrar seu apoio à Organização do Tratado de Atlântico Norte, à Comunidade Européia, às iniciativas da Organização das Nações Unidas e os esforços contra a pandemia que assola a humanidade.

Insistiu também nos esforços em favor do bom entendimento entre as pessoas e os países, contra o negacionismo que atinge alguns países governados por agentes da militarização e do golpismo.

Felizmente, com a eleição de líderes democráticos  e antiradicais como o Presidente BIDEN, nos Estados Unidos e outros países, o Rei de Espanha, com seu Primeiro Ministro Pedro Sanches são os grandes chefes da cruzada democrática e de paz mundial. 

domingo, dezembro 19, 2021

ENCICLOPÉDIA DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

 A finalidade de uma enciclopédia não é em princípio ser composta de vários volumes, inúmeros verbetes e definições.

A primeira  finalidade pode ser um apanhado científico de conhecimentos para especialistas e mesmo para leigos que tenham curiosidade ou interesse na pedagogia. Pode também servir de estudo de conhecimentos pedagógicos num determinado tempo e que tenham um valor histórico.

Os objetos de conhecimento de uma enciclopédia podem ser gerais ou mais específicos, destinados a uma área  do conhecimento como a educação. Outros, por sua vez,  mais genéricos da nacionalidade ou até mesmo internacionais.

No que diz respeito à autoria das enciclopédias, elas podem ser escritas por vários autores de um mesmo país, ou mesmo por autores de vários países, dependendo da extensão, de seus objetivos e  finalidades.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do RS e a Rede Sulbrasileira da Educação Superior publicaram a ENCICLOPÉDIA DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. 

A autoria é de uma Comissão Organizadora formada por:

Marília da Costa Morosini-Presidente, da ULBRA/UFRGS,    Marlene Correro Grillo - PUC/RS, Maria Estela Dai Pai Franco - UFRGS, Maria Isabel da Cunha - UNISINOS,  Sílvia Maria de Aguiar Isaia - UFSM

A especialista Nágila Caporlíngua Giesta afirma sobre o tema em questão: " A edificação de uma pedagogia universitária requer uma atividade social e política qualificada e comprometida com a formação do homem, do profissional, do cidadão."

O livro ainda tem em torno de 200 páginas que tratam da Natureza e Construção de um Glossário e Verbetes.

Um expressivo número de professores universitários e educadores  especialistas também registraram nesse livro, suas contribuições valiosas.

É sem dúvida alguma um dos melhores trabalhos publicados nesse gênero, em língua portuguesa, vale a pena ser conhecido, lido e divulgado.


RELAÇÕES PÚBLICAS VALDIR EISSMANN

 Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo homenageou o Relações Públicas Valdir Eissmann. Foi por iniciativa do vereador e historiador Felipe Kuhn Braun.

Essa merecida homenagem vem coroar uma trajetória de inúmeras e importantes atividades profissionais que Valdir Eissmann realizou e continua em pleno trabalho, aos 70 anos de idade. Formado pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Feevale,  seu trabalho de conclusão foi  fruto de estágio nessa Câmara de Vereadores.

Dentre os trabalhos que Valdir realizou destacamos: Iniciou na antiga Rádio Progresso de Novo Hamburgo; na televisão da Net Canal 20 apresentou o programa Astros do Esporte. É atualmente possuidor de franquias do E.C.Internacional e do Grêmio. Durante 40 anos foi o coordenador técnico da Escolinha do Esporte Clube Novo Hamburgo em seu antigo Estádio Santa Rosa. Nesse Clube realizou inúmeros torneios internos, interclubes e excursões internacionais.  Foi atleta no Campeonato Varzeano em várias equipes da cidade.

Na reportagem publicada no Semanário Jornal de Canudos da semana 17 a 23 de dezembro de 2021, o jornalista Daniel Santos relata as seguintes palavras de incentivo de Valdir:

"Muito feliz pela homenagem em vida...é importante a dedicação, fazer com amor e também valorizar sempre os nossos esportes amadores".

Cabe ressaltar a presença das filhas do comunicador Daniele e Fernanda, e o neto Miguel, os quais acompanharam com  atenção a cerimônia da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, RS.

sábado, dezembro 18, 2021

SÍMBOLOS NATALINOS

 Os símbolos do Natal podem ser classificados ou explicados de várias maneiras: por épocas de ocorrência, por religião, por estação do ano ou região no planeta terra.

1.PRESENTES EMBAIXO DA ÁRVORE DE NATAL

Esse costume foi criado inicialmente de uma forma interessante:

A Rainha Elizabeth I  no século XVI, pediu aos seus súditos que colocassem os presentes de NATAL, a ela endereçados, embaixo de uma grande árvore nos jardins de seu palácio residencial.  Com o passar do tempo as populações tomaram o hábito de colocar presentes de Natal embaixo das árvores natalinas em suas casas.

2.PRESÉPIO DE NATAL

Foi instituído  por São Francisco de Assis no século 13 , é uma das maiores lembranças dos cristãos no período de Natal. Foi criado para representar o nascimento do menino Jesus. A palavra presépio vem do hebraico  e significa a manjedoura dos animais. Era o nome dado ao estábulo ou mesmo o lugar onde os animais nasciam. Esse lugar foi escolhido por José e Maria porque não conseguiram um local de hospedaria por onde haviam passado. A cena do presépio é caracterizada pela Santa Família na manjedoura cercada de vários animais.

3.ESTRELA DE NATAL 

A estrela de natal fica no topo da árvore e em várias outras decorações natalinas. Ela representa a estrela cadente que foi seguida de forma milagrosa pelos três Reis Magos que aparecem junto à manjedoura reclinados em respeito ao menino Jesus. Segundo a tradição eles vieram do oriente pelo deserto e trouxeram ricas oferendas: ouro, incenso e mirra, consideradas muito valiosas.

A estrela pode representar também o céu de Belém, onde Jesus nasceu.

ÁRVORE DE NATAL

Em comemoração ao solstício de inverno,os cristãos tinham por hábito enfeitar o pinheiro, uma árvore muito forte que no clima frio mantém, assim mesmo, suas folhas verdes.

Com o tempo os cristãos começaram a trazem árvore para dentro de casa, sendo enfeitadas  para representar a vinda de bons tempos e boas temperaturas. Isso  passou a ser também um símbolo do Natal.

PAPAI NOEL

É um personagem contraditório para alguns, foi tomado como símbolo de um refrigerante de origem americana. A identidade do bom velhinho é originada na Turquia do século IV. É do padroeiro da Grécia, Rússia e Noruega: SÃO NICOLAU. Originalmente  foi o Bispo Nicolau  Taumaturgo que ajudava as famílias necessitadas colocando moedas nas janelas ou nas chaminés de suas pobres casas.

 

quinta-feira, dezembro 16, 2021

LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA: TEORIA E CONTEXTO

 A tradicional Editora Saraiva nos apresenta um rico exemplar de teoria e texto sobre as literaturas brasileira e portuguesa de autoria da Doutora em Letras pela USP Samira Yousseff Campedelli, professora de Língua Portuguesa na Escola de Comunicação e Artes da USP e Jesus Barbosa Souza, Bacharel em Direito e Pós-graduando em Comunicação Social.

A Doutora Samira, autora principal desta obra literária nos orienta, no prefácio, sobre a origem, os objetivos e os resultados dessa valiosa pesquisa acadêmica oportunamente oferecida para proveito de estudantes, professores, pesquisadores e público em geral, interessados em saber cada vez mais sobre o nosso idioma e seus predicados históricos.

Cabe transcrever essa manifestação da autora:

" ...nossa produção cultural nascida por força das práticas sociais e do diálogo entre a cultura que o descobridor nos legou e a cultura por nós construída - criativa, múltipla e singular a um só tempo. "

..." Debruçar-se sobre as raízes de nossa literatura, fincada nas origens lusitanas, é mais do que uma necessidade, é uma garantia de participação ativa na vida cultural e social de seu país - uma cidadania desejável."

..." A aproximação das literaturas brasileira e portuguesa em um único volume também faz sentido por ser um mundo contemporâneo marcado pelo apelo informativo imediato, pela mundialização da cultura e reflexão sobre  a linguagem, seus sistemas seus modos de articulação e procedimentos comunicativos."

Nesse trabalho grandes autores compartilham  o espaço com pintores, escultores, artistas plásticos e outros, permitindo ao leitor e estudioso conhecer a linguagem própria de cada um.

É uma forma democrática de distribuição de conhecimento entre os humanos de várias e diferentes atividades ou origens.

quarta-feira, dezembro 15, 2021

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: AÇÃO PREVENTIVA

 

 INTERFACES ENTRE A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

 

Esse é um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem. É um trabalho prático e interessante realizado pela Universidade FEEVALE, de Novo Hamburgo, RS, sob a coordenação da Dra. Clarice Monteiro Escott.

 De acordo com Patrícia Wonfenbüttel "Não há como negar a necessidade de pensar o fazer docente no sentido de que garanta um aprender gratificante sem primeiro levar o educador a compreender o seu próprio processo de apendizagem."..." É condição para que o educador tenha uma prática voltada para o ensinar/aprender com qualidade."... "Oportunizar a esse, em sua formação, refletir sobre os valores e fatores que entram em cena neste complexo, mas fascinante, jogo do aprender".

Palavras sábias de Jean Jacques Rousseau, citadas pelos editores da Universidade Feevale: Começai por estudar vossos alunos, pois certamente que não os conheceis em nada!!!!

Mais uma vez a área de artes e educação desse Universidade Comunitária demonstra o alto nível de comprometimento e interesse pelo estudo aprofundado e rico do processo educacional. É um prazer muito grande ter acesso à pesquisa.

A Editora da Universidade Feevale dispõe de exemplares para oferta sem ônus aos estudiosos e pesquisadores interessados neste palpitante educar/aprender. 


terça-feira, dezembro 14, 2021

VESTÍGIOS DO PASSADO: A HISTÓRIA E SUAS FONTES

 A Associação Nacional dos Professores de Hisória-Seção do Rio Grande do Sul, publicou as conferências, cursos e estudos , realizados em seu XXI Simpósio Nacional, com 6.000 participantes, na Universidade do Vale do Rio do Sinos-UNISINOS.

A edição da ANPHRS e Editora  OIKOS, de São Leopoldo, Rs, foi organizada e revisada pelas Mestras Ana Paula Korndörfer e Marluza Marques Harres.

De acordo com os editores, "Onde não há documentos não há história", segundo os Doutores Charles Langlois e Charles Seignobos, mestres da chamada história tradicional, da qual são considerados pais fundadores.

Para o Professor Bento Bisso Schmidt, Presidente da ANPUH-RS "Claro está que a concepção daquilo que se entende por documento também se alterou profundamente, passando a incluir todos os vestígios da experiência humana, os quais só se tornam fontes quando submetidos ao "questionário" do historiador. Na reflexão sobre tais vestígios duas questões ganharão relevância: os desafios teóricos, metodológicos e técnicos implicados na pesquisa com diferentes tipos de fontes e a situação, as possibilidades e os e os problemas dos acervos que abrigam suas fontes".

´Foi sem dúvida alguma um Simpósio de relevante importância para a cultura nacional, mais uma vez patrocinado pela Universidade, sede principal de preservação dos valores da história e da democracia.

JORNAL SEMANAL TRIBUNA DA CIDADE

 No dia 13 de dezembro de 1921 o Jornal Semanal TRIBUNA DA CIDADE, de Novo Hamburgo, RS, completa 29 anos de circulação local e regional.

Fundado pelo jornalista Geraldo HAUBERT, popularmente conhecido por Geraldão, pelos amigos e conhecidos, semanalmente encontra-se para um batepapo no Café Luna Bar, no Centro da cidade. Faleceu prematuramente há 3 anos passados.

A esposa de Geraldo Wanusa, também jornalista, assumiu todos os encargos da família e do jornal que continua com todo vigor.

Segundo palavras de Wanusa " Uma tarefa nada fácil...foram momentos muito difíceis sem sua presença... mas tudo isso está me deixando ser uma pessoa decisiva e coerente continuar fazendo o jornal Trbuna da Cidade."

O Jornal aborda em suas páginas assuntos de interesse político, social, econômico. Tem colunas especiais de culinário com receitas de Ana Maria, Horóscopo semanal para todos os signos do zodíaco, uma coluna de bom humor com piadas bem escolhidas e a tradicional "Bastidores", na qual Wanusa Haubert fala do cotidiano social e político. 

As atividades esportivas merecem a última página, com várias ilustrações.

Distribuído gratuitamente, é encontrado nos mais variados locais da cidade, bares, restaurantes e casas comerciais.

segunda-feira, dezembro 13, 2021

ANTROPÓLOGO DARCY RIBIERO

 Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, em 1922, DARCY RIBEIRO, educador, cientista social e antropólogo, foi uma das mais expressivas figuras da política, ciência e cultura do Brasil e da América.

Formou-se pela Universidade de São Paulo,  especializando-se em Antropologia e desenvolveu seus primeiros estudos e trabalhos junto aos índios do Pantanal, Brasil Central e Amazônia.

Amigo  de Anísio Teixeira, é um dos co-fundadores da Universidade de Brasília, da qual foi seu primeiro Reitor.

Criou o Serviço de Proteção aos Índios e o Parque do Xingú em 1961, criou a Universidade do Norte Fluminense, Ministro da Educação e da Casa Civil, refugiou-se no Uruguai perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 1º de abril de 1964.

Durante o Governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, criou os CIEPS, escola de tempo integral e profissionalizante, com atividades de educação, cultura e lazer, com acesso até aos familiares. O Memorial da América Latina foi sua idéia. Em 1982 assumiu a cadeira de Cândido Mendes, tendo como Patrono Fagundes Varela, na Academia Brasileira de Letras.

Escreveu obras de Etnologia, Antropologia, Romances, Ensaios em português, espanhol e francês. Discípulo e admirador do Marechal Cândido Rondon foi defensor do território nacional em sua integridade e patriotismo. Baseou estudos nas idéias de Leslie White e Julian Steward.

Para Darcy Ribeiro o processo civilizatório da humanidade vem sofrendo a seguinte linha de Revoluções:1- Agrícola. 2- Urbana. 3-Irrigação. 4-Metalúrgica. 5-Pecuária. 6-Mercantil. 7-Industrial. 8-Termo Nuclear.

Foi um dos maiores Antropólogos do Brasil conhecido no mundo inteiro por suas investigações científicas e atuação como educador.

domingo, dezembro 12, 2021

ÉTICA, POLÍTICA E DIREITO

Com o subtítulo de "INFLEXÕES FILOSÓFICAS", esse interessante livro de filosofia, política e direito, é uma publicação da Editora Nova Harmonia, de São Leopoldo, RS. 

Foi organizado por Jasson da Silva Martins, com a apresentação do Dr. Inácio Helfer, da Universidade do Rio do Sinos-UNISINOS. Mereceu a contribuição de expressivos autores do Brasil, América Central e do Sul, e da Europa, especialmente da Alemanha.

Conforme disse o Dr. Inácio Helfer, "Os autores abordam com acuidade temas e pensadores clássicos, destrinchando concepções, muitas vezes difíceis, numa linguagem acessível e sem perda de robustez argumentativa. Sua leitura é de grande valia."

Na primeira parte do trabalho são apresentadas as questões da ÉTICA.

Na segunda parte são analisados os problemas da POLÍTICA.

Finalmente, na terceira parte, vem por último o estudo da POLÍTICA.

André Luiz Olivier da Silva estuda "da obrigatoriedade das promessas: considerações sobre os vínculos morais e políticos", inspirado nos pensamentos de Hobbes e Hume.

Na segunda parte, por exemplo, Ana Paula Monteiro dos Reis, vem analisando as acepções de "bem" e a política de Aristóteles.

Na terceira parte cito como exemplos Adelaide Bersch Boff que estudou "da norma à vida: a violenta padronização do ethos." Anarita Araújo da Silveira olha o "princípio da dignidade humana e hermenêutica:conversando sobre filosofia com o jurista". Sílvio Luís Evangelista Bastos realiza seus estudos sobre "uma perspectiva de inclusão na sociedade moderna segundo a teoria de justiça e eqüidade".

Realmente, é um conjunto de estudos e temas de importante realidade, para serem analisados em nossos dias, tumultuados de forma incisiva pela pandemia de Covid19 que atinge  impiedosamente  as nações do mundo.

sábado, dezembro 11, 2021

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA EM CASOS DE EMERGENCIAS- 2a. PARTE

ALAGAMENTO  OU ACÚMULO DE ÁGUA

Caso venha a ocorrer uma inundação ou acúmulo de águas, devemos seguir as seguintes instruções específicas:

1- Manter a calma

2-Contatar de imediato os bombeiros ou a brigada de incêndios

3-Prtocurar identificar as possíveis causas e origens do alagamento 

4-Se possível, verificar em que locais a água está se acumulando

5-Deixar o local afetado imediatamente

6-Permanecer num local próximo para ajudar a informar os bombeiros ou brigadistas de incêndio

VENDAVAL OU TEMPORAL

Nesses casos devem ser adotados os seguintes procedimentos:

1-Fechar janelas e cortinas para evitar estilhaços no caso de  vidros serem quebrados

2-Ficar afastado de portas e janelas com vidros

3-Nunca sair para a rua, espere o vendaval passar, ficar perto de local que tenha para-raios, locais mais seguros

4-Nunca utilizar aparelhos celulares ou outros tipos de telefones próximos das janelas

5-Ajude as pessoas que estiverem nervosas, procurando acalmá-las

6-Em caso de alguém ferido, contatar de imediato os setores competentes(SAMU, Bombeiros, Brigadistas).

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA EM CASOS DE EMERGÊNCIAS

  

INCÊNDIOS  OU EXPLOSÕES

Se sentir cheiro de queimado ou qualquer outro sinal que o faça suspeitar da existência de um incêndio, mesmo que não haja fumaça ou chamas visíveis, deve solicitar auxílio dos bombeiros ou brigada de incêndio no caso de uma empresa.

Se descobrir o incêndio ligar de imediato aos setores competentes informando da situação, podendo preventivamente usar o extintor de incêndio, se tiver treinamento e souber usá-lo.

Se houver fumaça acumulada deixar o local de imediato, abaixando-se enquanto caminha, para evitar inalar fumaça. Se puder, fechar portas por onde tiver passado, sem no entanto trancá-las.

Se ficar trancado, abrir janelas e pedir socorro.

Ao sair do ambiente ficar nos arredores para prestar informações aos bombeiros e ou brigada de incêndio.

Antes de sair e para evitar explosões fechar as válvulas de gases. Também, se houver explosões, procurara sair correndo pelo lado contrário das explosões.

Evitar voltar ao local se tudo não estiver sido resolvido e sanado.

quarta-feira, dezembro 08, 2021

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PROPAGANDA NO BRASIL

 A História da Propaganda no Brasil recebeu uma interessante publicação da Editora da Universidade FEEVALE, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

"História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil" é o título do Livro, organizado pelos mestres da Universidade Feevale Maria Berenice Machado, Adolpho Queiroz e Denise Castilhos de Araújo, publicado em sua edição de 2008.

No prefácio já estão colocadas de forma bem objetiva as evidências desse trabalho:

"O jornalismo e a  propaganda no Brasil são filhos bastardos de D.João VI. O primeiro nasce surdo-mudo, sem direito de ouvir e de falar. A segunda cresce aleijada, condenada a delatar os escravos fugidos.

Esta caricatura bem reflete o estado de indigência que marcou o desenvolvimento da mídia brasileira, determinado por fatores sócio-culturais que estão fincados nas raízes da nossa sociedade colonial."

Os Grupos de História da Mídia, constituídos pela Rede Alfredo de Carvalho, fizeram esse resgate da trajetória histórica desses acontecimentos no panorama de nosso país.

Ao complementar o Prefácio do livro, o Dr. José Marques de Mello, Presidente-fundador da Rede Alcar disse: 

"Ao prefaciar essa obra, tenho o orgulho de ver cumprida a meta inicial da Rede Alfredo de Carvalho, qual seja, retirar a História da Mídia da penumbra a que estava condenada na academia nacional."

Essa é uma leitura obrigatória para a comunidade acadêmica e curiosos interessados na História e na Memória da Propaganda no Brasil.  

segunda-feira, dezembro 06, 2021

FILOSOFIA, LIBERDADE E COMHECIMENTO

 Obra literária do Dr.BERTRAM KIENZLE, publicada pelo Goethe-Institut, Instituto Cultural Brasileiro Alemão,  através da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com sede na capital do Estado, tem como subtítulo "Esboços para um existencialismo analítico".

De acordo com os editores, esse trabalho é o resultado de conferências proferidas pelo professor Dr.Bertram Kienzle, da Universidade de Heidelberg, Alemanha. 

Conferências essas que foram proferidas no Departamento de Filosofia da UFRGS, levando para além dos muros da Universidade a Cadeira Permanente de Professor  Visitante de Filosofia Alemã, que fora inaugura por ele. Isso motivado pela tradição de estudos de filosofia, tanto na sua tradição clássica como  também em seus desdobramentos  atuais.

Na nota introdutória, os editores ainda registram que

"O leitor procurará, em vão, nos capítulos do livro,mesmo nos que versam sobre a filosofia prática de Kant, uma reprodução do pensamento de outros autores, mas descobrirá, em vez disso, a tentativa de alcançar, a partir de outros autores e dos métodos referidos, uma forma produtiva  de fazer filosofia."

Essa é sem dúvida alguma a leitura de  filosofia muito instigante e  proveitosa em todos seus aspectos e pela forma didática e objetiva como é apresentada.

domingo, dezembro 05, 2021

DEFESA DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL

 A Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência no RS, é liderada pela Deputada Estadual Zilá Breitenbach.

Com essa finalidade criou-se uma Cartilha para servir de orientação ao público gaúcho em geral visando a segurança da sociedade nos tempos atuais. Embora tenha diminuído o número de crimes, algumas áreas ainda  merecem bastante atenção, como é o caso dos crimes de feminicídio.

O número de feminicídios no Estado do RS em janeiro aumentou de três casos em 2019 para 10 casos em 2020. Esse aumento no número de feminicídios acende um alerta para incentivar a denúncia de violência contra a mulher e principalmente para a conscientização da sociedade em geral.

As autoridades tem alertado que o feminicídio é o ponto final de um ciclo crescente de agressões anteriores, ou seja, é muito necessária a adoção de ações para prevenir os  abusos  no seu início, e nesse caso, o suporte da família de amigos e das autoridades, é essencial para acabar com esse tenebroso ciclo.

Em muito boa hora a Assembléia Legislativa do RS, criou a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência no Rio Grande do Sul. Desde o ano de 2012 aponta caminhos para que as famílias traumatizadas pelo crime encontrem caminhos, possam se reestruturar, não sendo esqucidas pela sociedade em geral e tenham seus  direitos garantidos.

De acordo com a Deputada Zilá "No coletivo podemos sensibilizar, avançar mais e garantir direitos e a regulamentação das leis."

De acordo com a Cartilha, desde  a sua implementação, o trabalho envolveu a participação de diversas entidades e representantes do poder público, justamente a partir do conceito de REUNIR ESFORÇOS.

 

sábado, dezembro 04, 2021

DOIS NOMES DA ARTE E CULTURA RIOGRANDENSE

 Durante as comemorações  de 2021, relativas aos estudos e propósitos de desenvolver maior visibilidade à Cultura Negra, dois nomes de cidadãos de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, devem ser lembrados e honrados: CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA  e  SEBASTIÃO  FLORES.

Carlos Alberto de Oliveira é um dos melhores representantes da arte popular  "Naif". Seu trabalho é um retrato da cultura popular de sua cidade e região.

Desde jovem participou de movimentos culturais  como por exemplo o grupo da Casa Velha, em Hamburgo Velho, nos anos setenta.  No ano de 1996 recebeu Menção Honrosa em Piracicaba, São Paulo, durante a Bienal Naif do Brasil.

Até 2013, quando foi aposentado como funcionário da Prefeitura  Municipal de Novo Hamburgo, atuou no Atelier  Público Municipal.

A Lei Municipal 27112014, modificou o espaço da Secretaria da Cultura em Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira. No Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão do Centro, foi instituído um Memorial  em homenagem a Carlão.

Sebastião  Flores foi um dos mais importantes nomes do Carnaval Gaúcho.

Ele presidiu por  38 anos a  Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel. Foi um dos líderes na luta contra a discriminação racial. Em virtude de seu trabalho em defesa da cultura negra recebeu  um Prêmio da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Esse prêmio tem por objetivo homenagear pessoas e entidades públicas ou privadas que lutam em defesa das pessoas de raça negra e combate ao racismo.

O Memorial Sebastião Flores localizado na Sede da Escola de Samba Protegidos  da Princesa Isabel é resultado de trabalho exaustivo de coleta realizado por Sebastião Flores.

Está de parabéns toda a comunidade hamburguense , gaúcha e brasileira que defende a liberdade e igualdade social.