terça-feira, outubro 11, 2022

REVOLUÇÃO FARROUPILHA : 1835 A 1845

 A Revolução Farroupilha ocorreu de 1835 a 1845    liderada por  Bento Gonçalves da Silva em nome, principalmente de produtores agrícolas e pecuaristas revoltados pelas elevadas tarifas que o Governo Imperial impunha aos produtores gaúchos.

Revolução Farroupilha foi um conflito marcado por ideais de fraternidade e liberdade. Os que lutaram pela revolução foram considerados heróis.

Os moradores do interior do Estado ficaram em clima de tensão e pavor, perplexos com a guerra. Os Colonos, na grande maioria eram de origem alemã e sentiam-se gratos pela ajuda do Imperador que permitiu a patrocinou sua vinda para o Brasil.

Historiadores antigos Ambrósio Shupp e Karl Lanzer contam as relações dos farrapos com os colonos. Só passaram a colaborar com os revolucionários depois de ameaças como a queima de casas, devastação de plantações. Não esperaram ser convocados e apresentaram-se como voluntários

Nas picadas mais distantes do teatro de guerra os jovens e adultos masculinos procuram abrigo nos matos protegendo-se dos farroupilhas.

O famoso comerciante de Novo Hamburgo Johann Peter Schmidt teve seu irmão assassinado e a casa queimada junto com outras, pelos revolucionários. Johann e seu irmão Heinrich tinham uma importante casa comercial com uma extensa rede de contatos da capital com o interior, comprando e vendendo produtos de elevado valor. Sua casa comercial  era situada em Hamburgo Velho.

Naquela época as estradas eram intransitáveis para cargas e o transporte eram feito em barcas de Porto Alegre via Rio do Sinos para o interior. Aliás a navegação fluvial era o mais importante meio de transporte.

O imigrante Henrique Fauth começou a  lutar como alistado pelos farroupilhas aos 12 anos. Foi bem sucedido na batalha de rio Pardo em 1837, vencendo as tropas imperiais.

O famoso pastor Klingelhofer também foi vítima dos revolucionários na região do Vale do Rio do Sinos. Essa região foi muito castigada e sofreu grandes perdas humanas e materiais durante essa guerra fratricida.

Esses episódios tristes hoje são esquecidos e os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha como um fato histórico em defesa do Estado, tanto que em 20 de setembro é feriado estadual, com festas e desfiles de militares e gaúchos apetrechados a cavalo por todas as cidades do Estado.


 




Nenhum comentário: