quinta-feira, junho 23, 2022

CACIQUE PEQUENA: A CHEFE DA ALDEIA

Na aldeia da comunidade de etnia kanindé jenipapo, localizada em Aquiraz, a 30 quilômetros de Fortaleza, o Cacique Teodorico veio a falecer, e com isso, a aldeia ficou sem chefe.

Nessas circunstâncias  a aldeia sempre foi comandada por homens, em virtude de uma tradição: Para a civilização branca era sempre assim que funcionava: Os homens guerreiam e caçam e as mulheres dos afazeres domésticos e da prole. Uma tradição machista.

 Com a morte de Teodorico em 1990, a aldeia resolveu escolher uma mulher para chefiar o grupo: PEQUENA, a primeira mulher a comandar uma aldeia indígena no Brasil.

De acordo com palavras de Pequena " Logo de cara eu não aceitei, mas a voz do povo é a voz do deus Tupã. Não poderia ficar contra ela."

Sua primeira missão foi reunir-se com as demais lideranças indígenas na Capital Mineira, Belo Horizonte e Brasília. Numa sala com 40 caciques ela foi impedida de trabalhar: "Disseram que mulher só serve para o fogão  e a cama, não tínhamos a potência do homem"! Falou Pequena.

Sem medo e com muita coragem, pediu a palavra e disse: "Vocês homens , de onde vieram? Eu sei que não foram feitos do vento e nem saíram da casca de um ovo." "Vieram de uma mulher que teve fôrça para parir vocês. A mãe de vocês aguentou 9 meses de sopapos no ventre e agora merece um xingamento desses? Sim, porque o que vocês estão dizendo é sobre todas as mulheres, não apenas sobre mim". "Se acha que só servimos para cama e fogão, estão dizendo isso sobre a mãe de vocês. Pois eu vou falar uma coisa: mulher não nasceu só para isso. Nascemos para ser alguém na vida. Se eu estou aqui éporque meu povo me escolheu."

" Na minha aldeia tem homens.Tem jovens adolescentes, crianças. Mas eles escolheram a mim. E eu mereço respeito." 

Desde bem jovem ela destacou-se na cultura indígena, pela propriedade da terra onde vive seu povo. Finalmente depois de 30 anos decidiu gravar músicas de sua composição para divulgar a todos a cultura indígena.

Em 2016 Cacique Pequena lançou "Beleza da Vida", no Centro de Artes e Cultura  Dragão do Mar, na Capital  do Ceará, a cidade de Fortaleza.

Em 2017, a Revista CLAUDIA, escolheu no Projeto 22º Prêmio, na categoria Cultura a Cacique Pequena, 72 anos, chefe da aldeia jenipapo kanindé, de Aquiraz, a 30 km de Fortaleza, Ceará.




Nenhum comentário: