quinta-feira, novembro 25, 2021

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 Dia 20 de novembro de 2021 celebramos os 50 anos do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, e a Secretaria Municipal de  Cultura da cidade de Novo Hamburgo, RS, preparou uma série de atividades focadas na arte e cultura do povo negro. Tudo foi preparado em parceria com várias instituições da comunidade hamburguense.

Uma festa, por exemplo, comemorou os 51 anos de fundação da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, com Sede própria localizada na Rua Germano Fehse, 115, Bairro Rondônia.

 Houve também projeção de filmes no Cinemóvel da Protegidos, em vários locais.

"Diálogos no Pátio da Dallila", na Av.Dr.Maurício Cardoso,132, em Hamburgo Velho, que é atual sede da SECULT/NH.

Com a escritora negra Isabel Fagundes Almeida, foi realizada uma Feira do Livro Preta, para promover a literatura  dessa querida cultura nacional.

Mais de 50% da população brasileira pertence a essa raça, e mesmo assim sofre preconceito e desigualdade. 

De acordo com o Jornal de Canudos, editado em nossa comunidade

" Para mudar um pouco a realidade atual, a proposta é colocar as obras e os artistas em um local de destaque e ter conversas conscientizando a população, propondo uma mudança de ações e pensamentos, criando uma sociedade sem preconceitos."

Esse o resultado da ótima ação da Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, Rs, como também tem sido dos Governos Estaduais e grande número de Prefeituras brasileiras.

Uma justa e meritória homenagem à essa operosa população, contado apoio de Prefeituras e Governos Estaduais.

Nenhum comentário: