domingo, dezembro 11, 2016

A PROFESSORA DE ALEMÃO

“Se o mundo amanhã se consumisse, eu ainda hoje plantaria a minha macieira e pagaria as

minhas dívidas.” ( Martin Luther )

Essa é a introdução do encantador livro da Professora Erica Dorotéa Sarlet, com uma dedicatória

a mim endereçado. Eu voltara de viagem à Alemanha e sentira falta de poder falar alemão,

embora boa parte da população daquele País saiba vários idiomas, principalmente no comércio e

na cultura.

Resolví então estudar alemão e para tanto fui prontamente auxiliado pelo Professor Ernest

Sarlet, meu colega na Feevale e esposo de Dona Erica. Ele a “convocou democraticamente” para

ser minha professora particular em horário especial. As aulas eram ministradas na Fundação

Evangélica no início da manhã. A professora era ótima, com vasto conhecimento da língua e

cultura alemã, morando por muitos anos em Berlim vivenciou os dias terríveis da II Guerra

Mundial, assistindo as perseguições nazistas e as atrocidades cometidas pelos soldados russos

invasores saqueando, roubando e estuprando. O lado bom desse período é que ela especializou-

se na Universidade de Berlim e no Instituto Goethe de Língua e Civilização Alemã do qual é a

Delegada em nosso Estado.

Dotada de grande paciência me auxiliava nas dificuldades de leitura e pronúncia. Com extremo

bom humor dizia: -“ Plínio! Tu falas alemão como um britânico!”. O motivo é que minha

formação básica de inglês deu-se no Centro de Cultura Inglesa de Porto Alegre, patrocinado pelo

Conselho Britânico. Infelizmente não pude completar meus estudos de alemão, pois a Feevale

não liberou mais horários. Ao menos essa experiência foi válida e sou eternamente grato à Dona

Erica e ao Professor Sarlet que sempre foi meu amigo e principal apoio.

Cabe ainda registrar mais um livro de Erica Sarlet. Trata-se de “Um Abraço com Carinho”, em

conjunto com o Prof.Ernest Sarlet, é uma bela visão fotográfica dos mais encantadores recantos

de Novo Hamburgo. Diz o prefácio de Dona Erica: “- Deixei-me encantar e quem viu as fotos

sugeriu a publicação – eis que surgiu um trabalho a quatro mãos é o nosso livro como

homenagem à cidade que há 45 ano tão bem acolheu o casal Sarlet. Aqui encontramos trabalho

e amigos, os nossos filhos cresceram e estudaram. Eis o nosso lugar que amamos de coração”.

E o Professor Sarlet completa: “- A beleza da cidade é responsabilidade de todos nós! A

qualidade de vida é o resultado do esforço, da colaboração e da contribuição de todos os

cidadãos.”

Sinto-me extremamente honrado pela oportunidade que tive de conhecer esse casal de

ducadores que tanto produziu pela cultura e educação no Brasil.

*Plínio Dall´Agnol é Professor Pós-Graduado em Antropologia Cultural

Nenhum comentário: