domingo, junho 28, 2015

Patrimônio Cultural da Cidade

Todos os anos, mais precisamente no mês de novembro, o Brasil comemora o dia do Patrimônio Histórico Nacional, baseado num Decreto Federal que visa incentivar, preservar e manter os valores culturais da Nação. No entanto se for perguntado a qualquer pessoa o nome de quem já foi  Ministro da Cultura tenho certeza que será difícil encontrar alguém. Aliás, a última Ministra, senadora Martha Suplicy, socióloga, especialista em Estudos de Gênero, adepta do “volta Lula”, decepcionada com as últimas eleições pediu demissão e foi prontamente aceita pela Presidenta Dilma Roussef, não deixando saudades.

O Ministério da Cultura é o menor participante do orçamento da União, não chegando a um por cento do total. Em nível de Estados da Federação o Rio Grande do Sul ocupa a incômoda décima terceira colocação. Nos últimos noticiários a Prefeitura de Porto Alegre aplicou mais recursos do que o Estado embora o atual Secretário da Cultura tenha se esforçado ao máximo para melhorar a situação.
Como sempre a salvação vem dos municípios e dos particulares. Porto Alegre e Pelotas, por exemplo, tem preservado, restaurado e conservado vários monumentos, prédios e instituições públicos e privados com recursos próprios e do Projeto Monumenta ( de origem federal com modelo Da UNESCO). Pequenos municípios desenvolvem projetos culturais extraordinários embora detenham uma parcela insignificante  ou inexistente de recursos federais. De acordo com o IDESE, as cidades de Ivoti, Picada Café, Dois Irmãos, Harmonia, Tupandi e Nova Petrópolis estão entre as 47 melhores cidades do Estado para se viver e em termos de educação.

O Núcleo de Casas em Enxaimel dos primitivos imigrantes alemães foi preservado pela Prefeitura de Ivoti num projeto inicial de convênio do governo Alemão e a Feevale. Em Picada Café é publicado o jornal  Amigos de Picada Café “Recontando o Patrimônio de Picada Café”, sendo convidadas personalidades internacionais para seminários, cursos e palestras como o Dr. Hugue De Varine, ex-presidente do Instituto Internacional de Museus( ICOM da UNESCO), e no Núcleo Histórico do Parque Municipal Jorge Kuhn foi restaurado o antigo Açougue Progresso.

Muitos outros exemplos de municípios poderiam ser colocados, pela exiguidade de espaço ficamos apenas nesses que já estão dando um belo retrato de que ainda o município “é a célula mater da nacionalidade.”



Nenhum comentário: