quinta-feira, março 13, 2008

Hospital Municipal implanta programa 5s

- Publicado em 30/05/2007 às 08:50

Tornar o ambiente mais agradável, seguro e produtivo por meio da disciplina e responsabilidade de todos é o principal objetivo do programa 5s que, a partir de junho, começa a ser implantado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). O programa será operacionalizado pelo diretor da Qualidade da Associação Gaúcha pela Qualidade (AGQ), Marcelo Bernardes, juntamente com outros voluntários da empresa. O primeiro encontro que reunirá a direção do hospital e os coordenadores da casa de saúde, ocorrerá no dia 19 de junho, às 9h, no Núcleo de Estudos Universitários da Feevale, localizado nas dependências do Hospital Municipal. “A proposta é que, por meio dessa filosofia oriental, os colaboradores do hospital promovam mudanças simples, mas que geram grandes resultados inclusive a auto-disciplina”, explica Bernardes.
Para expor o método de organização, ele utiliza diversos recursos que tornam o encontro agradável e dinâmico. “O encontro se transforma num momento motivacional porque utilizo, entre outras técnicas, a música por meio de paródias”, destaca.
O administrador hospitalar do HMNH, Plínio Dall’Agnol ressalta que o auxilio da AGQ é uma oportunidade para que a direção e os funcionários do hospital possam atualizar suas rotinas de trabalho que se refletirá em um atendimento cada vez melhor em prol da comunidade.
Saiba mais sobre o programa 5s:
O programa 5s surgiu no Japão, após a segunda guerra mundial e foi desenvolvido por Kauoru Ishikawa com o objetivo de tornar os processos de trabalho mais eficientes e melhorar o bem-estar dos trabalhadores. Contribui efetivamente para a redução dos desperdícios de materiais, tempo e espaço. A denominação decorre de cinco palavras do idioma japonês iniciadas com a letra “S” e que determinam os princípios a serem adotados:
Seiri: Senso de Utilização
Seiton: Senso de Organização
Seisou: Senso de Limpeza
Seiketsu: Senso de Saúde ou Melhoria Contínua
Shitsuke: Senso de Autodisciplina

fonte: Portal de Novo Hamburgo (http://www.novohamburgo.rs.gov.br/index.php?language=&content=news&id=221)

Nenhum comentário: