terça-feira, novembro 14, 2006

Atelier Livre e o Sentido da Criatividade

Em crônica anterior tive a oportunidade de dar algumas pinceladas a respeito da estrutura e funcionamento do Atelier Livre Municipal. Agora retorno ao mesmo para constatar a aplicação prática da sua filosofia e encontrar o mais vivo e agradável calor humano. Volto a afirmar que aquí é uma Casa das Artes para Todos. O apoio comunitário é representado pela Associação Pró Atelier Livre, presidida por André Inácio Schmitt e Ana Alice Bender Gaertner, vice-presidente. Desde a chegada na portaria, encontro a atenção dos funcionários, na recepção, secretaria e serviços auxiliares. Os antigos e desconfortáveis elevadores são esquecidos, quando vejo as paredes dos corredores do Atelier, cobertas de belos quadros coloridos. São obras de arte dos alunos que circulam também em exposições públicas externas. Acompanhado pela diretora, Márcia Willers Deves, sou recebido amavelmente nas salas de desenho, pintura e dança, onde alunas e alunos parecem representar em movimento, figuras conhecidas dos quadros de pintores impressionistas.
Um ambiente alegre, disciplinado e de respeito coletivo, permite o debate sobre os programas estabelecidos, gerando a integração e liberdade para criar.
Isso faz lembrar-me de Ingrid Olbricht e Ursula Baumgardt,em seu “Um Caminho para Começar de Novo”, confirmando o êxito da orientação do Atelier: - ..”.Para ser criativo, o homem precisa de uma atmosfera encorajadora...A atmosfera que possibilita o nascimento de um processo criativo é uma atmosfera de liberdade e de segurança... Um ponto importante do princípio da criatividade é que ele não impõe, mas estimula e possibilita que cada pessoa atue de modo correspondente aos seus talentos...”
- “O ser criativo se dispõe muito mais a aceitar novas situações, pois tem a urgência de estar em contato com o mundo à sua volta e de participar dele.”
-“Em nossas vidas, a criatividade nos dá força para estar em contato com o mundo e reagir, perguntar, trabalhar e nos expressar - em suma, dá-nos a prova de que existimos e estamos vivos, de que estamos aqui.”
Por isso, o sentido da criatividade por ser entendido da forma mais diversa, de acordo com o objetivo de cada pesquisador: para o historiador da arte ela significa um produto criativo. Para os artistas, ela significa um processo. De acordo com Olbricht & Bamgardt, -“Educadores, psicólogos e psicanalistas, interessados na previsibilidade da criatividade, voltarão seus interesses para a personalidade criativa.”
Por fim, da Agenda do Atelier, selecionei textos para saber o que as pessoas dizem do processo criativo e participativo : -“Cada vez mais se torna fundamental que uma cidade preserve um espaço para a arte, garantindo o direito de criação e expressão, cultivando a sensibilidade para a arte da vida...esta é uma conquista para todos nós que acreditamos na liberdade dos homens, que acreditamos na beleza da vida.”( Maristela Guasselli, Secretária de Educação e Desporto), mantenedora do Atelier.
-“É o local onde me realizei como pessoa e profissional, através das trocas de experiências com meus alunos”.( Janice Corrêa da Silva, professora).
-“Lugar mágico de aprendizado e convívio, onde aflora o melhor do ser humano”. Através da dança, da música...”( Aurea Juliana Feijó, professora).
-“Um lugar onde as artes se encontram. Onde há troca, amor, fé e paixão pelo trabalho”. ( Luciana Maria Strack, professora).
-“Lugar de sonhar, realizar, cantar, aprender, dançar, pintar, amar, viver. Eu posso tudo,basta querer. Esse é o meu, o seu, o nosso Atelier.” ( Issur Israel Koch, professor).

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui aluna do Atelier e me emocionei com o relato sobre ele, pois, quem por lá passa sente e é convidado a vibrar na mesma energia de conhecimento e amor.