FOGOS DE ARTIFÍCIO: CUIDADOS NECESSÁRIOS
As entidades Médicas( CFM, SBCM e SBOT, unidas vem alertar a respeito dos riscos e perigos do uso dos fogos de artifício. É uma brincadeira que não pode se transformar em um trauma.
De acordo com registros do Ministério da Saúde entre 2008 e 2016, perto de 5000 pessoas se acidentaram e outras 200 morreram em virtude do uso inadequado dos fogos de artifício. Nas festas juninas é quando tradicionalmente acontece 1/3 dos acidentes registrados em um ano.
É isso que faz acontecer o número expressivo de queimaduras em todo país. Nesse período é quando devem ser intencificadas as de campanhas de prevenção às queimaduras provocadas pelo uso de fogos de artifício dos balões, que ao caírem causam o maior estrago e as fogueiras que ocorrem nestas festas.
A venda de fogos de artifício é proibida na maioria para menores de idade, pelas estatísticas assim mesmo 25% dos feridos por fogos de artifício tem idade menor de 18 anos. Dados registrados pelo Conselho Federal de MEDICINA mostram que 45% dos acidentados têm entre 19 e 59 anos de idade e quase 30% têm menos de 60 anos. O ferimentos mais comuns acontecem nas mãos e no rosto.
Crianças não devem jamais brincar com esses artifícios e, os adultos de puderem também devem evitar esse uso. O importante é que somente pessoas treinadas usem e utilizem fogos de artifício.
Orientações para cuidados e não correr riscos:
Escolher sempre os artefatos menos explosivos
Conferir sempre as datas de validade dos produtos. Nunca aceitar ou comprar produtos vencidos.
Verificar se o produto tem o certificado de garantia emitido pela autoridade competente.
Ao soltar fogos fazer sempre ao ar livre, ficar à uma distância mínima de 30 metros do local, conferir se não existem substâncias inflamáveis no local, permanecer longe das redes de eletricidade.
Em caso de acidente nunca se medicar e sim procurar uma unidade de saúde. Acionar o Corpo de Bombeiros ou a unidade do SAMU no seu Município. Lavar as queimaduras com água fria ou soro fisiológico, envolvendo a ferida com pano úmido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário