domingo, outubro 03, 2021

ANTROPOLOGIA SOCIAL

 ANTROPOLOGIA  SOCIAL

O livro ANTROPOLOGIA SOCIAL do professor Godfrey Lienhardt, da Universidade de Oxford, Inglaterra, é um estudo sobre sobre a vida de diversas sociedades, tanto as chamadas sociedades civilizadas, quanto às populações primitivas.

De acordo com citação de seus editores, Editora Zahar, os ramos da antropologia social e cultural só começaram a ser estudados e pesquisados com certa autonomia no começo do século anterior.

Esses estudos se devem inicialmente aos investigadores como FRAZER, de quem o próprio Freud disse ter sofrido forte influência em suas obras antropo-psíquicas, e mesmo de Malinowsky, entre tantos outros mais.

Depois deles a associação da antropologia social com outras ciências, como a psicologia, a sociologia e também a religião, têm se aproximado muito, abandonando o aspecto especulativo para ingressar decisivamente  no campo das inevistigações empíricas.

O professor Lienhardt detém seus estudos nas sociedades primitivas do mundo atual, certo de que nelas são mais evidentes as características fundamentais das instituições sociais do que nas complexas  comunidades metropolitanas em que vivemos.

Dessa observação das sociedades primitivas  seja a conclusão de que não existe a menor relação ou base científica para a determinação de povos chamados superiores e outros povos chamados inferiores. Embora ainda exista em parte de alguns pseudo-filósofos da atual sociedade científica.

 Godfrey Lienhardt é Professor de Sociologia Africana da Universidade de Oxford, considerado uma das maiores autoridades européias em antropologia social africana. Ele é também autor do livro "Religion and Experience".


Nenhum comentário: