sexta-feira, abril 02, 2021

SANTANDER CULTURAL

 SANTANDER  CULTURAL

Em  2001, o SANTANDER CULTURAL nascia no Centro Histórico de Porto Alegre. Em 1919 uma concorrência pública foi lançada para a primeira construção do Banco Nacional do Comércio.

 O vencedor da concorrência foi o arquiteto   THEO WIEDERSPHAN, que foi responsável por várias outras grandes e importantes obras arquitetônicas em Porto Alegre: destacamos de modo especial a sede dos Correios e Telégrafos, O Hotel Majestic ( atualmente sede da Casa de Cultural Mário Quintana) e a Delegacia Fiscal do Governo Federal junto à Alfândega Portuária de Porto Alegre, que também se tornariam entidades culturais.

A obra tinha em seu projeto além de se tornar um Banco, também seria a sede de um clube, um restaurante e um hotel, dadas as suas grandes proporções.

O agrimensor de origem francesa Hyppolite Fabre foi responsável pela fiscalização da obra,tendo também acompanhado a construção do Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Praça do Matriz, junto à Catedral Metropolitana e Palácio da Justiça.

Por várias questões técnicas e econômicas a obra foi interrompida em suas fundações, sendo reiniciadas ficou estabelecido que seria apenas o Banco.

Em 1926, Hyppolite Fabre, responsável pela construção contratou o escultor espanhol Fernando Corona.A obra passou a ser um trabalho conjunto com o construtor e escultor  de origem polonesa Stephan Sobczac, amigo e colega profissional de Fernando Corona. As obras foram recomeçadas em 1927 e a inauguração ocorreu em 1932.

De acordo com informe publicado pelo Santander Cultural  " Fruto do desenvolvimento indus-trial e comercial da cidade, o antigo Banco acompanhou a efervescência da época situado  em uma das zonas mais importantes de Porto Alegre de então: A Praça da Alfândega. Ali se localizavam as principais lojas, os restaurantes mais tradicionais, as primeiras salas de cinema, o Grande Hotel, além de órgãos como a Delegacia Fiscal e os Correios e Telégrafos.

Hoje a Praça se mantém como um dos principais pontos de encontro no coração da capital, reunindo  diversos equipamentos culturais."

A arquitetura do prédio do Santander Cultural, é formada por um conjunto de vários estilos e, por essa razão podemos dizer que sua linguagem é eclética, a razão disso tudo é porque :

As fachadas são compostas por uma estrutura e  as formas da arquitetura neoclássica, em uma  forma de composição simétrica.

 

 

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