DIA DO CHIMARRÃO: 24 de abril
Comemoramos o dia do chimarrão em 19 de abril todos os anos, hábito diário de tomar chimarrão de grande maioria dos gaúchos onde quer que estejam e em Estados Brasileiros de sua influência.
O chimarrão é tomado sendo utilizada a erva mate. Essa planta é normalmente cultivada para seu efetivo produto e perfeito aproveitamento em solos profundos onde a raiz pode aprofundar-se com maior facilidade.
A erva mate consegue desenvolver-se melhor em locais de maior acidez e permeabilidade, bem como em terras mais argilosas. O plantio é habitualmente feito em abril podendo chegar até o mês de setembro.
É importante também a escolha e preparo adequado do solo, para o bom desenvolvimento das mudas, sendo que o excesso de chuvas pode prejudicar o desenvolvimento das mudas. A escolha das mudas deve ser feita com a assistência técnica adequada do órgão especializado do Ministério da Agricultura e das Secretarias de Agricultura dos Estados, através em especial das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural.
A planta da erva mate, ILEX PARAGUAIENSIS, é originária da Mata Atlântica, regiões Sul do Brasil e Norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Os primeiros usuários dessa erva foram os índios Guaranís e Quinchuas, que habitavam as bacias dos Rios Paraná, Paraguai e Uruguai na época da chegada dos colonizadores espanhóis.
A erva mate é um estimulante da digestão, considerado o chá oficial do Brasil. Consumido como chimarrão ou tererê, o mate é também consumido como chá quente ou mate gelado no verão nas praias do litoral do Brasil..
A indústria química já faz tintas, resinas, medicamentos e desinfetantes. A erva mate possui grande valor nutricional combatendo doenças como diabetes, depressão e anemia. Estimula a atividade física e mental, por isso o hábito matinal do gaúcho no galpão tomando chimarrão antes de sair para o campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário