domingo, agosto 20, 2023

A GUARDA IMPERIAL DE DOM PEDRO I

 Muitos se perguntam qual a razão da guarda imperial de Dom Pedro I ser integrada por soldados alemães, popularmente chamados na Europa de Brummer.

Acontece que os Brummer eram os soldados alemães contratados na Prússia para atuarem na Guerra contra o Ditador General Rosas que govermava com mão de ferro a Argentina.

Esse  Ditador, governando há dez anos tinha por objetivo incorporar o Sul do Brasil, o Uruguaia e o Paraguai.

O comissionado do Império do Brasil, Sr. Rege  Barros era encarregado de recrutar soldados para a luta contra o ditador Rosas.

Assim foi que estudantes que haviam formado uma liga em defesa da pátria na Prússia, sem autoridade do rei que ameaçou prender todos, refugiaram-se no Porto de Hamburgo.

Foi lá que o Sr.Rege Barros estava instalado, recrutando efetivos para o Império Brasileiro. Ato contínuo os estudantes chamados brummer foram contratados e viajaram para o Brasil em 1740, nos navios Hamburg, Danzig, Heinrich, Gedefrey e Colonist.

Finda a guerra contra Rosas, esses combatentes, que eram pessoas letradas e de famílias tradicionais européias, decidiram permanecer no Brasil, pois criaram vínculos afetivos e profissionais.Desse modo passaram a valorizar e enriquecer cultural e economicamente a colonia portuguêsa maltratada pelos moradores preguiçosos e desinteressados na valorização do Brasil.

Quando assumiu o governo, o Imperador também soube aproveitar a elite dos brummer em seu benefício.


terça-feira, julho 11, 2023

IMIGRANTES ALEMÃES: COMÉRCIO E ARTESANATO

 Imigrantes Alemães no sul do Brasil, desde o ano de 1824, dedicavam-se ao artesanato no início do processo de ocupação no Rio Grande do Sul. Desde logo obtiveram um expressivo sucesso.

A historiadora e genealogista Janaína Amado, citada pelo historiador da colonização alemã Felipe Kuhn Braun, afirmou: "os alemães tiveram êxito, pois faltava quem trouxesse esse conhecimento e  produzisse esse material. "

A escravidão era uma situação enraizada no Brasil, cabendo aos escravos negros apenas  trabalho rude e braçal para os senhores feudais portugueses.

De acordo com Janaína: " Os alemães preencheram essas lacunas e desde o início, foram estreitas as relações entre o artesanato rural e o comércio."

Naquela época, o intercâmbio de mercadorias tinha que passar pelos comerciantes, antes de chegar aos caixeiros viajantes e às grandes corporações de importação e exportação. 

Essas empresas eram situadas na  capital da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, a cidade portuária de Porto Alegre.




domingo, julho 02, 2023

MONUMENTO : 200 ANOS DA IMGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

 UM Monumento e um conjunto de esculturas, estarão sendo construídos no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

Esse  conjunto tem por finalidade homenagear a chegada dos imigrantes alemães ao Sul do Brasil em 1824 e celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã que ocorrerá em 2024.

Dada a importância do evento, foi criada e organizada uma equipe interdisciplinar que é integrada por pessoas especializadas em história, cultura e genealogia.

Para a concepção e construção artística do Monumento foi convidado o artista plástico e escultor Marciano Schmitz, formado em Belas Artes pela Universidade Feevale. Ele é autor de várias obras públicas na cidade e no Estado. Destacamos o Monumento à Bíblia, Fachada do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e Monumento à Paz.

O Projeto Monumento-200 Anos da Imigração Alemã no Brasil é uma realização da Sociedade Amigos de Hamburgo Velho, Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marco Polo.

A Lei Aldir Blanc tornou possível as pesquisas e a realização do Projeto Monumento-200 Anos da Imigração Alemã no Brasil.

 

sexta-feira, maio 26, 2023

ANTROPOLOGIA: INTROCUÇÃO AO ESTUDO DOS HUMANOS

 De  acordo com o antropólogo padre jesuíta Arthur Blásio Rambo, em seu estudo " Uma Introdução  ao Estudo do Homem", publicado pelo Instituto Anchietano de Pesquisas, da UNISINOS, o homem é a realidade mais complexa da na classificação da natureza.

"Os Minerais existem.  As Plantas existem e vegetam. Os Animais existem, vegetam, sentem,     O homem existe, vegeta, sente e raciocina."        

As dimensões fundamentais e essenciais do homem são: O Homem é uma realidade físico-geográfica, O Homem é uma realidade biológica, O Homem é uma realidade psíquico-racional.

 A Antropologia é subdividida pelos estudiosos em três grandes campos de pesquisa:

1. Antropologia Física.

2. Antropologia Cultural.

3. Antropologia Filosófica.


 

quinta-feira, maio 25, 2023

MERCOSUL : PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO

 Mercosul é um projeto de integração de países da América do Sul, com a finalidade econômica, basicamente. Essa integração vem encontrando algumas dificuldades, tendo em vista alguns governos radicais de extrema direita, fechados a relações democráticas.

A partir de 2023, com a eleição de novo governo brasileiro, parece que as coisas melhoraram, pois o Brasil vem realizando contatos  diplomáticos com presidentes eleitos democraticamente.

Brasil e Argentina  lideraram a partir dos anos 80 um esforço de integração econômica visando  recuperar perdas significativas.

A formação e integração de blocos econômicos, vem ocorrendo de forma significativa nos últimos anos. A união europeia, até com moeda única (Euro), é um grande exemplo de sucesso.

A redução de barreiras tarifárias e custos de exportação, permitem condições de concorrência no setor produtivo.

A Fundação Getúlio Vargas patrocinou e publicou um importante livro, organizado por Antônio Salazar P. Brandão e Lia Valls Pereira, intitulado Mercosul Perspectivas da Integração.

Um grupo de mais 8 estudiosos integram o livro.

segunda-feira, maio 22, 2023

ESSÊNCIAS FLORAIS DE FINDHORN : MARION LEIGH ( Autora )

 O interessante livro ilustrado e colorido de autoria   de Marion Leigh, é uma publicação da  - Triom  - Centro de Estudos Marina e Martin Harvey Editorial e Comercial Ltda, São Paulo.

O prefácio da obra, de autoria de Dorothy Maclean, nos oferece uma síntese muy rica:

"A  natureza inteira é  uma porta para o divino e a beleza das flores - suas cores, perfumes, formas,até mesmo o tato delas - continuamente nos espanta, delicia nossos sentidos e abre nossos corações. De alguma forma a nós em todos níveis, e atingem nossa essência."

Para Marion " Todos nós amamos as flores. Elas tem sido uma fonte de delícia e de felicidade através dos tempos: suas formas, suas cores, sua beleza e perfume desertam todos os sentidos e imediatamente sentimos alegria e bem-estar diante delas." 

"A cura pelas flores está entre as mais antigas modalidades de cura. Não é surpresa, portanto, que agora o poder curativo das flores esteja sendo redescoberto em todo o mundo."

Essa publicação é um valioso roteiro e uma preciosa iniciação ao desenvolvimento de um processo moderno de terapia com essências florais.

 

 

quinta-feira, maio 04, 2023

A PRÁTICA PSICOLOGIA HOSPITALAR NA SANTA CASA DE SÃO PAULO: NOVAS PÁGINAS DE UMA ANTIGA HISTÓRIA

A Psicologia Hospitalar, tem se tornado uma prática corrente e comum nos hospitais do Brasil.

 É  o resultado da evolução do pensamento científico, como vem ocorrendo agora entre os profissionais da saúde que atuam nos hospitais, reconhecendo a atuação dos psicólogos. 

Pacientes e seus familiares estão, a cada dia que passa, procurando a orientação e o apoio dos profissionais da psicologia, nas instalações hospitalares ou nos gabinetes de orientação psicológica.

Essa caminhada foi difícil de ser percorrida. O psicólogo teve que se desprender de um modelo  clínico tradicional do consultório, adequando-se ao Hospital  mais habituado ao discurso médico.

Desse modo, o psicólogo passou a conquistar espaço por sua competência, ocasionando uma mudança  e flexibizando  sua abertura para a linguagem e discurso dos psicólogos.

Isso vem acontecendo na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, uma instituição tradicional, cuja virtude  fundamental é o exercício da caridade, na missão cristã da misericórdia.

A Casa do Psicólogo, Livraria e Editora Ltda. de São Paulo, publica esse valioso estudo de Wilze Carla Bruscato, Carmen Benedetti e Sandra Ribeiro de Almeida Lopes, no ano de 2004, porém com grande atualidade e oportunidade para melhor conhecer a Prática da Psicologia no exercício hospitalar.

Essa modernização e democratização das relações interprofissionais, contribuem decisivamente para a melhoria da atuação dos hospitais, e de modo particular, as Santas Casas de Misericórdia, entidades tradicionais da Saúde, tanto no Brasil, como nos vários continentes.

 






 

quinta-feira, março 30, 2023

O DIÁRIO DE KAXI - UM CURUMIM DESCOBRE 0 BRASIL

 KAXI é um menino que vive há 9 anos no  coração da selva amazônica, um lugar de árvores gigantescas e de uma grande quantidade rios. Nesses lugares o que se vê e ouve são os odores e cheiros da mata e os sons da natureza.

Para ser bem sucedido, o curumim precisa de ter muita coragem para enfrentar o medo e iniciar uma jornada ao mundo desconhecido dele: a cidade grande.

Como vai ser chegar num lugar tão estranho e diferente, cheio de ruídos que jamais viu, de cheiros que nunca sentiu? Como serão as pessoas?

Nesse livro, Kaxi fica surpreendido e conta aquilo que tem visto e o que vem sentindo.

Como tudo é diferente na cidade, ele descobre que a amizade aproxima as pessoas em qualquer lugar.

Os editores Daniel Mundukuru, Ciça Fitipaldi e a Editora Edelbra de Porto Alegre, RS, fone 51.2118.4400, publicam esse interessante e educativo documento, para ser lido e comentado por todas as idades.

quinta-feira, março 16, 2023

MIGRAÇÕES: LIVRO DE CHARLOTTE McConaghy

 MIGRAÇÕES, é mais um livro dessa consagrada escritora australiana Charlotte McConaghy. Ela  vive em Sidney. Esse  livro estréia agora nos Estados Unidos e está  sendo publicado  em todo mundo.

No Brasil  coube à TAG, através da ALTA  BOOKS Grupo Editorial, do Rio de Janeiro em 2023  fazer a publicação em língua portuguesa.

De acordo com a editora "Quando um livro nos arrebata, não cansamos de falar sobre ele e de indicá-lo aos nossos amigos.

É um livro profundo, une distopia ambiental e jornada psicológica de maneira única."

Reproduções de obras de J.M.W. Turner, considerado um dos principais artistas ingleses do Século19, estão presentes na capa e na luva desta  edição.

Suas pinturas representam de forma dramática a força da natureza, na fúria do mar em contraste com a fragilidade das  embarcações.


segunda-feira, janeiro 23, 2023

YANOMAMIS AMAZONIA PROTEGIDOS EM 2023

     As tribos indígenas yanomami da região amazônica abandonadas  pelo governo federal até 2022, agora estão sendo salvas pelo governo federal iniciado neste ano, com decisivo apoio das Forças Armadas: Exército,  Marinha e Aeronáutica.

No governo bolsonaro, a ministra Damares Alves, pediu ao então presidente que suspendesse qualquer tipo de ajuda aos indigenas.

Em resultado dessa atitude criminosa , os garimpos ilegais tomaram conta das terras indígenas e vinham provocando a fome e a miséria, com a morte de mais de 500 crianças e muitos adultos.

A decisão do Governo Lula fez  com que a situação fosse revertida com apoio da missão extraordinária das Forças Armadas Brasileiras.

Os militares prontamente instalaram Hospitais de Campanha para atendimentos urgentes, e, os casos mais graves de pacientes eram levados por aviões da FAB ou lanchas e navios da Marinha para cidades mais próximas que tenham Hospitais para esses atendimentos.

ONGS e Cidadãos Voluntários fazem atendimento na alimentação dos famintos e outras atividades domésticas necessárias para o bem estar da familias

Com a reativação do Serviço de Proteção aos Indios e a Criação do Ministério para eles, uma grave omissão do governo federal foi corrigida. Agora as tribos indígenas, quilombolas e similares passam a ter uma efetiva e merecida proteção, dadas as suas condições de seres especiais.

Forças Armadas, Polícia Federal, Ibama passam a ser os anjos da guarda dessas populações.

 

segunda-feira, janeiro 09, 2023

DIAMANTES OCULTOS : LIVRO DE JOCELYN SPOLAOR JR

 No natal de 2022 recebi um belo presente: o livro do Dr. Jocelyn DIAMANTES OCULTOS, Quando o mais precioso é o amor.

É uma edição da primavera de 2021 impressa na Gráfica RJR, www.graficarjr.com.br

No prefácio feito pelo médico e escritor Roberto Lucio Feliciate Alves, assim ele descreve o livro: Talvez porque a medicina seja a mistura  divina de arte e ciência, haja tantos médicos que, após a labuta diária de manter a morte distante, na solidão de suas mesas, tenham se dedicado a esse agridoce trabalho que é escrever.

Ambientado em Paris, Diamantes Ocultos, toma o leitor pela mão e o convida a percorrer as ruas  da Cidade-Luz, e o faz com a descrição de quem parece conhecer aqueles lugares como a palma da mão. O leitor se deixa conduzir, admirado com o que lê.

E continua ainda o prefácio: o livro é dinâmico, envolvente, em muitas cenas, a respiração torna-se mais rápida e o coração, para não ficar para trás, dispara também. É um livro para ler de um fôlego só, na avidez que só os bons livros nos provoca.

É uma bela história em meio a jantares , bebidas degustadas, sobremesas que impressionam as papilas gustativas.

O escritor Alphonse de Lamartine é citado:

"Não há homem completo que não tenha viajado muito, que não tenha mudado vinte vezes a vida e de maneira de pensar."