A cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, é considerada e reconhecida de modo oficial Berço da Colonização Alemã no Brasil.
Sua fundação data de 1824 em 2024 será comemorado seu bicentenário. Uma vasta e importante programação está sendo organizada com a finalidade de homenagear os imigrantes e seus descendentes.
A cidade está localizada a 35 km de Porto Alegre, a capital gaúcha. Possui uma grande e expressiva rede comercial, industrial e de serviços, mantendo vários locais para turismo, eventos festivos e religiosos, uma importante rede hoteleira.
A Universidade do Rio do Sinos, popularmente conhecida como UNISINOS, possui um campus no Bairro Cristo Rei, com modernas instalações de salas de aula, laboratórios e Centro de Tecnologia Avançada, com várias empresas implantadas.
Clubes de caça e tiro, canto, bolão, ginástica, a arquitetura, a religião. A educação é mantida pelo município, estado e pelas igrejas católicas e luteranas.
Nas festividades populares se destacam os kerbs e as oktober fest. Cinemas, teatros.
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, aberto ao público e pesquisadores, é detentor de um acervo valioso e diversificado.
O Parque Imperatriz, possui espaços para esporte, lazer, trilhas ecológicas. Ciclovias atendem a segurança de ciclistas.
O Esporte Clube Aimoré de futebol profissional, tem sede e estádio próprios no Bairro Cristo Rei, onde recebe jogos de futebol. Possui ainda pistas e ginásio de atletismo e locais de lazer e confraternização de seus associados e torcedores. A população do município é em torno de 200 mil habitantes.