quarta-feira, julho 27, 2022

SÃO LEOPOLDO É BERÇO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

 A cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, é considerada e reconhecida de modo oficial Berço da Colonização Alemã no Brasil.

Sua fundação data de 1824 em 2024 será comemorado seu bicentenário. Uma vasta e importante programação está sendo organizada com a finalidade de homenagear os imigrantes e seus descendentes.

A cidade está localizada a 35 km de Porto Alegre, a capital gaúcha. Possui uma grande e expressiva rede comercial, industrial e de serviços, mantendo vários locais para turismo, eventos festivos e religiosos, uma importante rede hoteleira.

A Universidade do Rio do Sinos, popularmente conhecida como UNISINOS, possui um campus no Bairro Cristo Rei, com modernas instalações de salas de aula, laboratórios e Centro de Tecnologia Avançada, com várias empresas implantadas.

Clubes de caça e tiro,  canto, bolão, ginástica, a arquitetura, a religião. A educação é mantida pelo município, estado e pelas igrejas católicas e luteranas.

Nas festividades populares  se destacam os kerbs e as oktober fest. Cinemas, teatros.

 O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, aberto ao público e pesquisadores, é detentor de um acervo valioso e diversificado.

O Parque Imperatriz, possui espaços para esporte, lazer, trilhas ecológicas. Ciclovias atendem a segurança de ciclistas.

O Esporte Clube Aimoré de futebol profissional, tem sede e estádio próprios no Bairro Cristo Rei, onde recebe jogos de futebol. Possui ainda pistas e ginásio de atletismo e locais de lazer e confraternização de seus associados e torcedores. A população do município é em torno de 200 mil habitantes. 


terça-feira, julho 26, 2022

GASTRONOMIA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL

 A Jornalista e Editora June Kruger, na Revista Mundo Esportivo, dentro das comemorações preparatórias do bicentenário da imigração alemã no Estado do Rio Grande do Sul, apresentou uma série muy interessante da saborosa herança dos colonos alemães residentes no Estado Gaúcho.

É a maneira simples e saborosa de preparar os alimentos.

Ela destaca delícias de pratos como Eisbein, o joelho de porco;Spätzle, o macarrão alemão; Bratwurst, a salsicha assada; Königsberger Klopse; Sauerkraut, o chucrute; e a Kartoffelsalat, salada de batata.

Nos 3 Estados do Sul do Brasil, a herança dos antepassados, das cidades de origem germânica e eslava, o café colonial se destaca de forma expressiva. Em cada Estado existe uma característica especifica de culinária.

A  refeição das cidades de origem alemã, tem como característica própria a mesa farta, por ser uma das mais autênticas tradições da cultura e culinária germânica.

O café colonial é uma refeição degustada em qualquer ocasião do dia e servida com doces e salgados, acompanhados de café, vinho, chás, chocolates e sucos naturais das frutas da região.

Os bares e restaurantes, mesmo nos hotéis,também está presente a culinária  de origem alemã e eslava.  

No Estado do Rio Grande do Sul, nos Vales do Rio Caí, Sinos e no Vale do Paragnana, se destacam as cidades de origem germânica. 

sábado, julho 16, 2022

FÁBRICA DO SABER : EM NOVO HAMBURGO, RS

 A Escola Municipal de Ensino Básico, Nilo Peçanha, em Novo Hamburgo, RS, é responsável pela  administração da Biblioteca Fábrica do Saber  que atende a comunidade para empréstimo de livros e pesquisas que podem  ser realizadas na própria Escola.

Conforme noticiou o Jornal de Canudos, em sua edição 749, do período de 8 a 14 de julho de 2022, foi lançada a 4ª edição do seu Concurso de Poemas, com a finalidade e objetivo de estimular a criação   artístico literária entre as crianças e fazer uma homenagem aos 20 anos de fundação.

A  iniciativa tem por finalidade incentivar a participação de estudantes matriculados em Escola de Ensino Fundamental, tanto da rede pública bem como da rede privada.

As inscrições iniciam em agosto e vão até o fim de setembro. Na internet existe um endereço eletrônico do regulamento: 

www.facebook.com./bibliotecafabricadosaber.

A comissão julgadora será formada por 3 especialistas nas áreas de linguagem e literatura e o resultado divulgado ao final de setembro.  As obras premiadas serão publicadas em livros a ser lançado no final do ano.

Esse  é mais um importante espaço cultural da Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Novo Hamburgo, RS, liderado nesse caso pela Escola Municipal de Ensino Básico NILO PEÇANHA.


 

terça-feira, julho 12, 2022

WORLD' S BEST SCHOOL PRIZES: AS MELHORES ESCOLAS DO MKUNDO

A World' s  Best School Prizes, é uma premiação internacional que busca reconhecer, identificar e celebrar práticas inovadoras e que tenham   impacto verdadeiro na comunidade e seus estudantes.

A gestão democrática que tem caracterizado a Escola de Ensino Municipal  de Educação Básica Professora Adolfina Diefenthaler, no popular Bairro São José, da cidade de Novo Hamburgo,RS levaram a Escola a ser escolhida e reconhecida como uma das 50 melhores do mundo.

Com essa classificação a Escola de Educação Básica de Novo Hamburgo, vai participar da Semana Mundial da Educação que reunirá Escolas de todo mundo, em outubro próximo.

Essa bela classificação é devida principalmente à ótima performance de sua direção, acompanhada por um corpo docente e administrativo altamente classificados. 

Importante ressaltar a participação dos pais e comunidade, apoiados  pela Secretaria Municipal de Educação, liderada pela competente educadora Professora Maristela Guasselli.

A Professora Andréa Zimmer é a diretora da Escola que tem uma equipe de 40 professores e funcionários e recebe diariamente em torno de 760 estudantes. 



 

segunda-feira, julho 11, 2022

CONCEIÇÃO EVARISTO: ESCRITORA DA CULTURA NEGRA

 Natural de Minas Gerais, a escritora Conceição Evaristo, é autora de seis livros que descrevem a realidade dos negros descendentes de escravos que vivem em favelas no Brasil.

Segundo ela mesma declarou " Escrever a história dos meus antepassados negros afrodescendentes  de escravos é uma forma de expurgar a dor".

Cresceu rodeada de palavras,embora não oriunda de uma família de letrados. Vivendo na favela Pindura a Saia, na periferia de Belo Horizonte, seus familiares tinham o hábito  de se reunirem no final do dia para contação de histórias e contos.

Na década de 1970 mudou-se para para o Rio de Janeiro, depois que a área onde vivia fora desapropriada pela Prefeitura Mineira.Entrevistada pela Revista Claúdia   relatou que " A pobreza que sofríamos materialmente, era compensada pelo afeto e aconchego familiar."

O livro de Carolina de Jesus " Quarto de Despejo ", teve uma influência decisiva em sua carreira literária. Atuando como professora no Rio de Janeiro, escreveu seu primeiro romance em 1988, intitulado  "Becos da Memória".

Ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti em 2015, com o livro " Olhos D´Agua ", obra poética.

Atualmente Conceição é Mestre e Doutora em Literatura Brasileira e Comparada pela PUC-RJ.

Em 2017 fez parte da programação da Feira Literária Internacional, da cidade fluminense de Paraty. 

Na área cultural do Banco Itaú esteve em cartaz com a mostra " Ocupação Conceição Evaristo", que trata da obra literária da Dra. Conceição Evaristo.

domingo, julho 10, 2022

LIÇÕES DE UM NOTÁRIO: CARLOS LUIZ POISL

 EM TESTEMUNHO DA VERDADE  é o título do livro publicado pela editora de Sérgio Antonio Fabris, de Porto Alegre, em 2006.  O autor é o conceituado titular de Cartório Notarial aposentado, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Na obra literária, o autor descreve em capítulos interessantes episódios relativos à trajetória Notarial Brasileira.

Podemos resumir os temas desenvolvidos pelo autor\;

1. O Problema Capital do Notariado Brasileiro.

2. Noções de Tipos de Notariado.

3. Princípios Fundamentais do Sistema de Notariado LATINO.

4. Função  Notarial.

5. Vantagens da Escritura Pública.

6. Noções de Fé Pública Notarial.

7. Tabelião e a  Doação.

8.  Testamento Público.

9.  Protesto como Função Notarial.

10. Entendendo o Notariado Brasileiro.

De acordo com o atual titular do 1º Cartório Notarial de Novo Hamburgo, RS,  o Bacharel em Direito Dr.  José Flávio Bueno Fischer: " O Colégio Notarial do Brasil orgulha-se em propiciar à comunidade jurídica, especialmente à notarial, mais uma obra do mestre maior do notariado brasileiro, Tabelião Carlos Luiz Poisl, incansável lutador de nossa causa e exemplo a ser seguido por todos nós."