Editadas pelo Ministério Público, através de seu Memorial, com a Editora Nova Prova, relata 20 anos comemorativos da Constituição de 1988.
É um acervo de entrevistas, organizado pelos Doutores Álvaro Walmrath Bischoff, CíntiaVieira Souto e Vanessa Scliar.
De acordo com a apresentação da obra, visa formatar o Ministério Público do Século XXI:
"Tal fato assume transcendental importância uma vez que coincide com o momento em que a Administração Superior do Ministério Público convoca os integrantes da Instituição a, por meio de um processo democrático e de planejamento estratégico realizarem esse especial e oportuno objetivo."
Pelos depoimentos relatados no livro, são documentados depoimentos que são um reflexo direto de uma história anterior.
"Estudar e compreender essa história, divulgá-la para os membros, servidores e comunidade em geral é fundamental para que a Instituição continue legitimada pela cidadania e crescendo na prestação de serviços fundamentais à sociedade.
A obra ora lançada traz testemunhos de pessoas, ligadas ou não ao Ministério Público, que contribuíram para a formatação do "Status" constitucional alcançado pela Instituição da Carta Magna de 1988. Destacando-se especialmente o articulado movimento associativo-institucional que unificou as reivindicações dos Ministérios Públicos do Brasil nos derradeiros momentos de delicado período do regime militar implantado em 1º de abril de 1964."
De acordo com as palavras do Dr. Mauro Henrique Renner, Procurador Geral da Justiça, no Governo da Econ.Dra.Ieda Crusius, "Acompanhar os relatos de alguns dos protagonistas dessa história é, sem dúvida, uma experiência interessante e enriquecedora".