CRIANÇAS DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS
*Plinio Dall´Agnol
Assim como o Grupo Editorial Sinos tem seu Programa de Leitura de Jornal em
sala de aula, um Programa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande
do Sul foi criado e desenvolvido para incentivar crianças e jovens de Escolas pú-
blicas Estaduais a escrever histórias
De acordo com a Secretária de Educação Mariza Abreu -”A palavra dos jovens
alunos do Ensino Fundamental é a certeza de que a continuidade dessa iniciati-
va em muito contribui, não só como estímulo ao surgimento de novos leitores
escritores, como para o exercício de capacidades e habilidades que dão suporte
à formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade que desejamos
para o futuro”.
O “Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias” recebeu em sua 16ª
edição 5.800 trabalhos, dentre os quais uma Comissão de Especialistas na Área
de Educação e Literatura selecionou 69 trabalhos entre textos e desenhos oriun-
dos de todo o Estado.
Estimulados pelos professores, que tem como uma de suas importantes funções
a formação do leitor, os alunos produzem os textos e, desta forma, desenvolvem
seu processo criativo, o domínio da leitura e o juízo crítico, condições indispensá-
veis para formação e o exercício da cidadania.
Para a professora Yara de Almeida Castillo quando o tempo consegue impor sua
marca nos mais delicados pontos de uma vida, é também quando lemos, nas en-
tre linhas, o verdadeiro motivo de ensinar e aprender. Assim é o professor, o artí-
fice de uma obra em execução, o cinzel no aprimoramento das capacidades.
Por isso vale a pena conhecer e ler as publicações da secretaria de Educação do
Estado para saber mais sobre nossos professores, funcionários e alunos das Es-
las Públicas estaduais.
Assim podemos contribuir decisivamente para o desenvolvimento da educação e
da Cultura em nosso Estado e no País.
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