sexta-feira, abril 21, 2017

A RELIGIÃO DE JACOBINA



No meu tempo de criança lembro que era hábito em minha família, a leitura de livros, revistas e jornais. Antes do almoço ou do jantar nosso pai fazia a leitura de um ou dois capítulos de um livro.  À época chamou-me a atenção o livro do Padre Jesuita Ambrósio Schupp " OS MUCKERS". Episódio histórico extrahido da vida contemporânea nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul.


Ficamos sabendo agora que era um livro antimucker já que ..."Não foram ouvidos Mucker nem avaliados os autos do processo...os informantes de Schuppestavam todos eles do outro lado da trincheira, particularmente o Delegado de Polícia"...Sua finalidade didática era alertar sobre os perigos que surgem quando pessoas se afastam dos ensinamentos da Igreja e preparar jovens jesuítas que se dirigiam ao Brasil quanto aos perigos que os esperavam"...caracterizando a intolerância religiosa nas época.

 O primeiro livro a defender os Mucker foi publicado em 1957 por Leopoldo Petry "O Episódio do Ferrabraz( Os Mucker), contestando as leituras de Schupp, convertendo-se em libelo, no qual os Mucker são transformados de criminosos em vítimas.
O Pastor Martin N. Dreher, Doutor em História da Igreja e consagrado autor,  lança o livro "A RELIGIÃO DE JACOBINA" em boa hora pela Editora Oikos.Segundo Leandro Karnal " O autor penetrou fundo no pantanoso mundo da memória sobre os Mucker...trouxe uma contribuição essencial para o conhecimento dos fatos que abalaram os anos da década de 1870... quais os limites da religião e religiosidade na colônia de ascendência alemã...a reação forte à comunidade apelidada pejorativamente de Mucker ? Como fazer de Jacobina uma pessoa capaz de trazer à luz as contradições e tensões da sociedade  do Vale dos Sinos e adjacências?...respostas tratadas com profissionalismo e brilho por Martin Dreher".

Vale a pena conhecer esse Livro!!