quarta-feira, novembro 25, 2015

100 ANOS DE ALDO LOCATELLI



Neste ano de 2015, mais precisamente no dia 18 de agosto, comemoramos o centenário de nascimento de Aldo Locatelli,  nascido em Bergamo, na Itália, veio ao Brasil a convite de Dom Antonio Zattera bispo de Pelotas.  Chegou em 1948, estava acompanhado por dois patrícios seus; Adolfo Gardoni e Emilio Sessa, com a missão de ornamentar com imagens sacras a Catedral de São Francisco de Paula de Pelotas. Após a conclusão de seus trabalhos gostou tanto e foi tão bem recebido pela comunidade riograndense que decidiu permanecer no Brasil, acompanhado pela esposa onde tiveram dois filhos.

Embora tenha falecido prematuramente aos 47 anos de idade (em 1962) deixou um precioso legado artístico de simbologia impar e revestido de imenso humanismo, por sua obra e seu comportamento como professor em Pelotas, onde criou a Escola de Belas Artes  daquela cidade e em Porto Alegre para onde mudou-se onde tinha muitos pedidos e encomendas de trabalhos artísticos. Também lecionou no Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul.

No terminal do antigo Aeroporto Salgado Filho encontra-se o magnífico painel sobre a Conquista do Espaço. No Palácio Piratini estão painéis expressivos da simbologia e cultura gaúcha: A Formação Histórico-Etnográfica do Povo Riograndense  e O Estado. Na FIERGS um painel à óleo sobre tela mostra a formação as diversas etnias que formaram o Rio Grande do Sul a partir da colonização portuguesa em Rio Grande. A UFRGS tem dois painéis importantes: As Profissões, na Reitoria e uma homenagem às artes visuais no Instituto de Artes.


Na Igreja Santa Terezinha, de Porto Alegre, estão várias pinturas de Locatelli. Na Catedral São Pelegrino de Caxias do Sul e em Santa Maria e Novo Hamburgo estão contempladas também. Na Catedral São Luiz vários painéis mostram a vida, a sagração e extrama unção de São Luiz Gonzaga. As pessoas religiosas ou não, que apreciem as belas artes e que ainda não estiveram nessa Catedral, devem aproveitar a próxima oportunidade e verificar o extraordinário trabalho artístico desse inesquecível pintor que tanto honra as artes plásticas.





  

Nenhum comentário: