quinta-feira, março 13, 2008

Hospital Municipal implanta programa 5s

- Publicado em 30/05/2007 às 08:50

Tornar o ambiente mais agradável, seguro e produtivo por meio da disciplina e responsabilidade de todos é o principal objetivo do programa 5s que, a partir de junho, começa a ser implantado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). O programa será operacionalizado pelo diretor da Qualidade da Associação Gaúcha pela Qualidade (AGQ), Marcelo Bernardes, juntamente com outros voluntários da empresa. O primeiro encontro que reunirá a direção do hospital e os coordenadores da casa de saúde, ocorrerá no dia 19 de junho, às 9h, no Núcleo de Estudos Universitários da Feevale, localizado nas dependências do Hospital Municipal. “A proposta é que, por meio dessa filosofia oriental, os colaboradores do hospital promovam mudanças simples, mas que geram grandes resultados inclusive a auto-disciplina”, explica Bernardes.
Para expor o método de organização, ele utiliza diversos recursos que tornam o encontro agradável e dinâmico. “O encontro se transforma num momento motivacional porque utilizo, entre outras técnicas, a música por meio de paródias”, destaca.
O administrador hospitalar do HMNH, Plínio Dall’Agnol ressalta que o auxilio da AGQ é uma oportunidade para que a direção e os funcionários do hospital possam atualizar suas rotinas de trabalho que se refletirá em um atendimento cada vez melhor em prol da comunidade.
Saiba mais sobre o programa 5s:
O programa 5s surgiu no Japão, após a segunda guerra mundial e foi desenvolvido por Kauoru Ishikawa com o objetivo de tornar os processos de trabalho mais eficientes e melhorar o bem-estar dos trabalhadores. Contribui efetivamente para a redução dos desperdícios de materiais, tempo e espaço. A denominação decorre de cinco palavras do idioma japonês iniciadas com a letra “S” e que determinam os princípios a serem adotados:
Seiri: Senso de Utilização
Seiton: Senso de Organização
Seisou: Senso de Limpeza
Seiketsu: Senso de Saúde ou Melhoria Contínua
Shitsuke: Senso de Autodisciplina

fonte: Portal de Novo Hamburgo (http://www.novohamburgo.rs.gov.br/index.php?language=&content=news&id=221)

Hospital Municipal de NH implanta programa de qualidade

- Processo é formado por cinco etapas, para melhorar o atendimento da instituição.

Novo Hamburgo - O Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) passou a adotar nesta segunda-feira o programa de qualidade baseado no sistema 5S. A primeira etapa, que corresponde à Seleção, já está sendo aplicada e consiste na separação, pelo grupo de trabalho, de tudo o que for realmente útil dentro de cada setor e o descarte do desnecessário. Como o planejamento é trocar as etapas a cada semana, em sete dias deve entrar em operação o processo denominado organização, que consiste em padronizar o local de cada objeto e identifica-lo para um maior rendimento no trabalho. Depois ocorrem as etapas Higienização - que ensina que não sujar é muito melhor do que limpar - e conservação, que mostrará que mantendo o ambiente limpo e organizado é possível conquistar saúde, bem estar e confiança. A última parte é denominada continuidade, e incentiva todos a sempre levarem os ensinamentos consigo e transforma-lo em prática diária. Segundo o coordenador do programa 5S no hospital, Plínio Dall’Agnol, o programa foi aplicado pela Associação Gaúcha de Qualidade (AGQ). Para o diretor administrativo, José Clóvis Breitenbach, a implantação do programa é uma prova da filosofia de trabalho da instituição, onde o usuário não é um detalhe ou produto. “Para nós é uma vida que está sendo cuidada”.

fonte: Jornal NH Online
(http://www.ziptop.com.br/jornalnh/noticias/noticias_interna.asp?canal=8&ed=60&ct=196&cd=109761)