Muitos se perguntam qual a razão da guarda imperial de Dom Pedro I ser integrada por soldados alemães, popularmente chamados na Europa de Brummer.
Acontece que os Brummer eram os soldados alemães contratados na Prússia para atuarem na Guerra contra o Ditador General Rosas que govermava com mão de ferro a Argentina.
Esse Ditador, governando há dez anos tinha por objetivo incorporar o Sul do Brasil, o Uruguaia e o Paraguai.
O comissionado do Império do Brasil, Sr. Rege Barros era encarregado de recrutar soldados para a luta contra o ditador Rosas.
Assim foi que estudantes que haviam formado uma liga em defesa da pátria na Prússia, sem autoridade do rei que ameaçou prender todos, refugiaram-se no Porto de Hamburgo.
Foi lá que o Sr.Rege Barros estava instalado, recrutando efetivos para o Império Brasileiro. Ato contínuo os estudantes chamados brummer foram contratados e viajaram para o Brasil em 1740, nos navios Hamburg, Danzig, Heinrich, Gedefrey e Colonist.
Finda a guerra contra Rosas, esses combatentes, que eram pessoas letradas e de famílias tradicionais européias, decidiram permanecer no Brasil, pois criaram vínculos afetivos e profissionais.Desse modo passaram a valorizar e enriquecer cultural e economicamente a colonia portuguêsa maltratada pelos moradores preguiçosos e desinteressados na valorização do Brasil.
Quando assumiu o governo, o Imperador também soube aproveitar a elite dos brummer em seu benefício.