Diferentemente dos animais que vivem por instinto de sobrevivência e para se reproduzir, os seres humanos são guiados e criadores da cultura.
Cultura é um sistema social onde a humanidade em geral, e os governos estabelecem o que é certo e o que é errado.
Nem todos são iguais, portanto, cada grupo ou sociedade estabelece o que é bonito ou feio, correto ou errado, bom ou mau. Não existe uma regra única e básica para toda a humanidade, cada cultura estabelece seus critérios.
Um exemplo clássico citado por todos autores que estudam cultura é o do povo chinês; Arrotar após as refeições é um sinal obrigatório de que a refeição estava ótima. Já na cultura ocidental é um sinal de falta de educação.
As aparências e o modo de vestir ou caminhar sempre foram preocupação para a situação do corpo humano. Para tanto as pessoas de um modo geral tem utilizado a medicina como formula adequada para eventuais dificuldades físicas e de aparência corporal.
A medicina tem sido o veículo e o sistema para correção de defeitos e realização do ideal de beleza. A medicina utiliza vários métodos e técnicas cinérgicas: raspagem óssea, lipoaspiração, implantes de silicone, retiradas de gorduras da própria pessoa, levam ao desejo de uma nova aparência, satisfazendo o ego humano.
A maquiagem toma um importante lugar, principalmente com as mulheres, pois ocasiona uma melhor aparência nos olhos e nos lábios.
O SENAC nacional vem desenvolvendo belas publicações através de seu corpo editorial e de moda e saúde, procurando atender os seres humanos no bem estar do corpo.
O livro RITOS DO CORPO é coordenado por Lorelai Cury, Lourdes Hargreaves e Máslova Valença. Elas merecem nossa atenção, interesse e leitura de seus ótimos trabalhos.