MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A eleição do Presidente Joe Biden e sua Vice-Presidente a Senadora Kamala Harris nos Estados Unidos, provocaram uma mudança radical nas relações internacionais.
O Governo anterior, do Partido Republicano era conservador,no mau sentido, fechado para as relações internacionais.
Uma das primeiras medidas do Governo Biden foi restabelecer a participação dos Estados Unidos no Acordo Internacional de Paris. Esse Acordo tinha por objetivo a defesa do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Esse acordo, assinado pela maioria dos países do mundo, teve o apoio das Organização das Nações unidas, da Organização do Tratado do Atlântico Norte ( OTAN ) e outros mais.
As relações sóciopolíticas dos países, em suas várias dimensões ( da natureza, da cultura da economia e política) , ocasionam um efeito importante sobre o meio ambiente.
O desenvolvimento social e econômico provocam um impacto muito grande no ambiente natural. Esse ambiente natural tem sua finitude na degradação das águas, das florestas e campos vegetais, dos vários sistemas de solos aráveis, cultiváveis.
A sustentabilidade ambiental pode ocorrer em vários níveis: no ecológico pela proteção dos recursos naturais, no social pela boa administração da igualdade social, da energia, saúde e da educação. No econômico pelo crescimento equitativo nas Nações, procurando abater o atraso econômico das Nações menos assistidas e em situação vulnerável.
Todos os Governos dos Países na Terra devem assumir esses compromissos de Acordos como o de Paris para que noso Planeta vença a poluição nos seus vários sentidos e modus operandi.
A volta dos Estados Unidos, em um clima de boa vontade e bem estar social está se refletindo em tudo mundo, para o nosso bem.